Cultura

Jaider Esbell realiza exposição durante fevereiro

A abertura da exposição, que abrigará duas coleções, também faz parte das comemorações do aniversário de Neuber Uchoa, nesta quinta (26)

A Casa do Neuber recebe durante fevereiro, uma exposição do artista Jaider Esbell. Nascido na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Jaider mora na capital desde os dezoito anos de idade. Hoje, aos 36 anos, fala com muita clareza e serenidade do sonho que decidiu realizar, ser um grande artista, um comunicador, um contador de estórias do povo Makuxi.

A Abertura da exposição, que abrigará duas coleções, também faz parte das comemorações do aniversário de Neuber, nesta quinta (26), além de show coletivo de artistas, bandas locais, e a damurida que é servida gratuitamente.

“Faço questão de dizer que minha vida é dedicada a exaltar a raiz do meu povo (sobre a cultura indígena e seus meandros) e por isso convidamos Jaider Esbell com toda a essa mágica de encantar através da sua arte.

Temos orgulho dos passos e prêmios conquistados por ele. Será o fevereiro mais bonito e colorido que já tivemos nestes quase cinco anos de (r)existência. É o mês do carnaval e a nossa dança preferida é o parixara. Jaider nos representa”, explica a coordenadora da mostra, Carolina Uchôa.

Mais sobre Jaider Esbell

Em itinerância por todo o Brasil com a exposição It Was Amazon/Era uma vez Amazônia, o artista makuxi para em Roraima e reúne apreciadores em exposição.

A proposta é dialogar em todos os sentidos com o carnaval, na arte. Além da coleção que foi exibida na Bienal de São Paulo em 2016, o artista apresenta a coleção O Xamã, com obras e técnicas inéditas inspiradas em danças xamânicas dos povos Yanomami e Xirixana. Essa coleção exibe 16 obras impressas em tela.

Em atividade desde 2010, o artista e premiado escritor tem percorrido caminhos inéditos na arte brasileira. Em 2016 foi vencedor do prêmio PIPA – Online e seu trabalho tem tido visibilidade crescente pelo conjunto da obra.

A mostra na Casa do Neuber reúne coleções que buscam transpor a ideia festiva do carnaval, sendo alegre e profundamente crítica. A exposição estará aberta ao público escolar e demais interessados em conhecer e prestigiar as obras, também durante o dia – todas as quintas e sábados de fevereiro, em horário comercial.

O artista

Jaider Esbell é indígena do povo Makuxi, nascido em Normandia. Vive profissionalmente da arte e mantém um ateliê como espaço coletivo no Paraviana, a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea.

Com três livros publicados, exposições individuais e coletivas em vários estados brasileiros além da experiência de viver e trabalho nos Estados Unidos, o artista reconhece que seu talento ganha ainda mais força quando é colocado a serviço da coletividade. Ele optou por viver exclusivamente de produzir, vender e socializar voluntariamente suas habilidades e conhecimentos entre comunidades indígenas e tradicionais em diversas partes do Brasil, especialmente na Amazônia.

A Casa do Neuber está localizada na Avenida Ville Roy, 8228. Neuber Uchôa, artista vanguardista e atuante na cena cultural do estado, abre sua Casa as quintas e aos sábados, sempre a partir das 21h. Ingressos até 23h custam R$ 10,00 e R$ 20,00 de 23h em diante.

Contato com o artista: 95 99959-2025 – [email protected] www.jaideresbell.com.br