Política

Jalser critica saúde estadual e diz que situação piorou com atual gestão

Presidente da Assembleia acredita que má aplicação de recursos e mudanças no alto escalão contribuem para precariedade da saúde

Recentemente, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou sessão itinerante em Rorainópolis, região sul do Estado, para ouvir da população os principais problemas enfrentados na localidade. De acordo com o presidente da Assembleia, deputado estadual Jalser Renier (SD), além do acesso, infraestrutura e educação, um dos alvos mais citados nas reclamações foi a saúde estadual.

“Fomos a Rorainópolis e falamos com a população. O que ouvimos é que o município está totalmente desassistido pelo governo do Estado. A saúde pública é precária, com uma deficiência imensa. Não só a saúde de lá, como a de Boa Vista e de outras localidades do Estado estão encontrando dificuldades”, afirmou o deputado durante o programa Agenda Parlamentar da Rádio Folha 1020 AM, no sábado, 09.

Conforme o parlamentar, o problema vem se agravando nos últimos anos, com a falta de investimento em equipamentos, falta de recursos para as unidades do interior do Estado, obras inacabadas e a troca de gestores, citando a recente saída do ex-secretário César Penna da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

“Existe um Hospital Geral no sul do Estado sem recurso nenhum para poder trabalhar. O raio-x da unidade está quebrado há muito tempo e não se conserta absolutamente nada. O número de pacientes que entra lá é muito alto e a demanda não consegue ser atendida”, disse.

O deputado também salientou que, mesmo com as medidas tomadas pela Assembleia para remediar a situação, como alterações no encaminhamento de recursos do orçamento do Estado, não houve melhorias. “Nós fizemos uma PEC aumentando de 12% para 18% o remanejamento na área da saúde e o Hospital das Clínicas não terminou, não terminou a obra da extensão do Hospital Geral de Roraima”, afirmou Renier. “As unidades de saúde do Estado tem poucos leitos e muitos problemas. A saúde do Estado é precária e nós precisamos entender e começar a priorizar isso. Não é remanejando o recurso para área de ação social que nós vamos resolver o problema”, acrescentou.

“Eu não estou culpando a senhora governadora Suely Campos (PP). Eu estou responsabilizando o governo do Estado, não a governadora, pelos atos que estão acontecendo em Roraima. O Estado sempre teve uma saúde deficitária, mas nós saímos para uma situação ruim para um estado de calamidade pública, a saúde está na UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, reforçou Jalser.

IMPEACHMENT – Apesar das duras críticas ao Governo do Estado, o deputado informou que não pretende aceitar os pedidos de afastamento ou de impeachment contra a governadora Suely Campos, por acreditar que isso poderia contribuir negativamente para o desenvolvimento de Roraima.

“Eu sou contra a gestão da governadora. Agora eu também não posso piorar ainda mais a economia do Estado criando uma instabilidade econômica e política. Cassar ou afastar a governadora por meio de impeachment ou criar um constrangimento na sua gestão significa piorar a nossa perspectiva econômica do Estado. Acho que afastar não é uma atitude inteligente e eu sou contra qualquer tipo de cassação”, disse. “Eu já fui cassado e sei como é ruim ganhar o voto pelo povo e ser cassado por menos de uma dezena de pessoas, então, não serei eu quem fará isso com a governadora”, declarou Jalser.

PRÉ-CANDIDATURA – Já sobre a declaração feita semana passada na Rádio Folha 1020 AM pelo deputado George Melo (PSDC), no programa Agenda Parlamentar, que Jalser seria pré-candidato ao governo do Estado, o presidente não confirmou a informação e apenas reforçou que, até o momento, pretende lançar candidatura à reeleição no cargo de deputado estadual. “Eu fiquei surpreso que o deputado George (Melo) me lançou. Prefiro guardar essa expectativa e tratar do presente do que do futuro. O meu foco é o trabalho que estamos desenvolvendo agora na Assembleia Legislativa”, afirmou. (P.C)

  ASSEMBLEIA AO SEU ALCANCE  
Caracaraí será o próximo município a receber projeto itinerante

A segunda edição do projeto “Assembleia Ao Seu Alcance”, promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), está prevista para acontecer no fim deste mês no município de Caracaraí, região centro-sul do Estado.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jalser Renier (SD), a expectativa é que várias outras localidades recebam o projeto, que oferece atendimentos de saúde, jurídicos, sociais e educativos para a população do interior do Estado. “Nós vamos alcançar os municípios que tiverem às nossas condições por causa do tempo eleitoral”, explicou o deputado. “A próxima edição acontece em Caracaraí e esperamos ter um resultado tão positivo quanto à primeira ação, que aconteceu em Rorainópolis”, completou.

O deputado também aproveitou para avaliar a primeira edição do projeto “Assembleia Ao Seu Alcance”, ocorrido em Rorainópolis, região sul do Estado, no final do mês passado e o resultado da visita. Durante o evento, foi montada uma estrutura para que a população pudesse receber atendimentos médicos. Além disso, a Procuradoria Especial da Mulher, por meio do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), também realizou atendimentos e ofereceu ações voltadas para crianças e adolescentes com a ‘Barca das Letras’, com leitura, pintura e desenho.

Outro projeto participante do Assembleia Ao Seu Alcance, foi o “Cine ALE Cidadania”, que exibiu filmes para quase 500 estudantes da sede e de vicinais de cinco escolas, entre estaduais e municipais. O Centro de Apoio às Câmaras (CAM) também participou realizando a distribuição de kits com material informativo, direcionados a servidores e parlamentares da Prefeitura e Câmara Municipal de Rorainópolis.

Um dos primeiros resultados foi o compromisso de destinar verba no Orçamento para a melhoria nas vicinais do município. “Nós atendemos cerca de duas mil pessoas no turno da manhã, levamos cinema, uma estrutura física para escutar a população e tivemos um resultado muito positivo. Ao fim do evento, nós nos comprometemos em abrir mão das nossas emendas individuais e aportar em orçamento no final do ano R$ 10 milhões para o município de Rorainópolis fazer, em medida emergencial, as vicinais que estão em precárias condições”, afirmou. “Os deputados tanto da base do governo como do grupo independente destinarão esses recursos, o que significa que nós estamos sincronizados em resolver as questões emergentes”, acrescentou Jalser.

Por fim, o deputado ressaltou a importância de projetos itinerantes, que aproximam a população dos parlamentares. “Acho muito importante essa interação que a gente faz com a população. A gente está lá para ouvir o povo, ouvir o que as pessoas têm a dizer, olho no olho, sobre o que está errado. A gente monta uma estrutura, visita escolas, hospitais e realocamos emendas e recursos para que a governadora seja obrigada a executar naquelas localidades”, finalizou. (P.C)