Política

Jhonatan defende critérios mais rigorosos no acolhimento de refugiados

A Câmara dos Deputados instalou ontem, 4, uma Comissão Mista para examinar as ações

A Câmara dos Deputados instalou ontem, 4, uma Comissão Mista para examinar as ações de assistência emergencial a refugiados no país, tendo como base o fluxo migratório venezuelano em Roraima. Relator da Medida Provisória (MP) nº 820/2018 que tem como tema o atendimento de estrangeiros em caso de crise humanitária, o deputado Jhonatan de Jesus (PRB) defendeu o uso de critérios mais rigorosos no acolhimento.

O parlamentar acredita que o país precisa receber os venezuelanos de forma harmônica, respeitando os tratados internacionais, mas, também deve se resguardar para evitar epidemias e aumento da violência. “Queremos ouvir o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), que é o órgão responsável por classificar os refugiados e definir os critérios do acolhimento”, afirmou Jhonatan.

SAÚDE – O republicano defendeu ainda investimentos urgentes em saúde, em especial, por conta do registro de doenças que já haviam sido erradicadas no Brasil, como o sarampo. “Um dos critérios é que eles, ao entrarem no Brasil, tenham um cartão de vacina atualizado para evitar que essas doenças infectocontagiosas se alastrem”, explicou o deputado.

Segundo Jhonatan, a ideia é criar na própria fronteira um posto de vacinação. “O estado de Roraima já vacina os venezuelanos de maneira geral. Nossa ideia é ampliar para um posto de controle. Ou seja, após a vacina haveria uma “janela” de 10 dias para que essa vacina venha a fazer efeito. Eles ficariam dentro do país deles respeitando a exigência e depois apresentariam um cartão de vacina para poder adentrar ao Brasil”, sugeriu.