Política

Joaquim Ruiz é sondado, mas recusa assumir a Secretaria de Educação

Apesar de ter negado que faria ampla reforma no primeiro escalão, a movimentação na base política do Governo na escolha de nomes para assumir secretarias estratégicas é intensa. Um dos nomes sondados foi o do deputado estadual Joaquim Ruiz (PDT), que foi cotado para assumir a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed).

Em entrevista à Folha, o parlamentar, que é da base de apoio da governadora Suely Campos (PP), informou ter sido procurado para assumir a pasta, mas recusou por falta de tempo hábil para aplicar ações e políticas públicas dentro da Secretaria. “Antes que houvesse algum tipo de convite específico e definitivo, eu disse que não era mais o momento, porque já está no final do governo e não se faz nenhuma ação de política”, disse.

Ruiz afirmou que tentará buscar a reeleição e que não acredita que a governadora faça mudanças profundas nas secretarias. “Já estou trabalhando [na pré-candidatura]. Não sei se outros foram convidados para montar uma nova equipe. No meu caso, em específico, houve movimentação da nossa base política. Não sabemos se a governadora realmente vai fazer mudanças tão profundas, se for fazer, sei que os nomes especulados são extremamente técnicos”, destacou.

Para ele, as possíveis mudanças podem ser positivas para alavancar a pré-candidatura à reeleição da governadora. “Toda mudança traz algo positivo, vemos que são nomes técnicos e qualquer mudança é salutar quando tenta se ajustar. Se tivesse tempo de implantar um trabalho que sonhamos e projetamos aí sim, mas agora já estou com minha campanha toda elaborada”, frisou.