Esporte

Joelson Salles e Leonardo Souza fazem final e garantem vaga para o Brasileiro de Xadrez

Os enxadristas Joelson de Assis Salles e Leonardo Souza Alencar de Oliveira foram os finalistas do Zonal Roraima de Xadrez, masculino e feminino, competição realizada neste domingo no Sesi pela Federação Roraimense de Xadrez (Ferox) e que valeu vaga para o campeão e o vice-campeão representar Roraima no Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, que será realizado em Natal/RN e data e local ainda a ser divulgado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

O Zonal Roraima reuniu os melhores enxadristas do Estado, nas categorias Sub 12, Sub 18 e Absoluto, masculino e feminino, e segundo informou o presidente da Ferox, Jarbas Souza Aguiar, os embates foram disputados pelo sistema suíço em cinco rodadas, baseado na ordem de rating CBX, com a utilização do Programa Swiss Manager e ritmo de jogo de 90 minutos mais 30 segundos por lance. Depois das cinco rodadas a classificação final da categoria Absoluto apontou Joelson de Assis Salles como campeão, Leonardo Souza Alencar de Oliveira vice-campeão e na sequencia aparecem Gerson de Assis Sales, Endson dos Santos Lima, Carlos Roberto de Souza, Deomar Cesar Cheres da Silva, Wellington Sousa Macedo, Beatriz Fernanda Santos Cheres, Jarbas Souza Aguiar, Maycon da Costa Bisesar e Gfster Chagas.

A direção do evento foi de Jânio Ribeiro Lopes e teve arbitragem de Hamilton Pires e Allan Pantoja.

PREMIAÇÃO – Ao final da competição foi feita a entrega da premiação, sendo para a categoria Absoluto: 1º lugar, troféu e vaga na semifinal do Brasileiro; 2º lugar, medalha e vaga na semifinal do Brasileiro e 3º lugar medalha. Nas categorias Sub 12 e Sub-18, foram ofertadas medalhas para os três primeiros lugares.