Cotidiano

Jogo de perguntas e respostas alerta sobre o tráfico de pessoas no Estado

Aplicativo, lançado pela Assembleia Legislativa, pode ser baixado em smartphones Android

Em comemoração ao Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, celebrado no domingo, 30, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lançou ontem, 31, pela manhã, um aplicativo em formato de quiz, um jogo lúdico de perguntas e respostas que tem como objetivo avaliar os conhecimentos e, ao mesmo tempo, alertar sobre a problemática do tráfico de pessoas. No estado, a problemática é evidente em razão das fronteiras com a Guiana e a Venezuela.

A solenidade de lançamento da ferramenta ‘Cilada Quiz’ aconteceu no Plenário Valério de Magalhães e contou com a presença de representantes da Procuradoria da Assembleia Legislativa, do grupo Rede Grito pela Vida, da Diocese de Roraima, do Comitê e Fórum Estadual de Enfretamento ao Abuso, Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes no estado de Roraima.

Criada por três acadêmicos do curso de Sistema da Informação do Centro Universitário Estácio da Amazônia, a Ferramenta inicialmente foi desenvolvida para aparelhos celulares com sistema Android e em breve está disponível para o sistema IOS. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado pela PlayStore.

Os acadêmicos tiveram uma semana e meia para a criação da ferramenta. Segundo Pedro Lobato, um dos desenvolvedores do aplicativo, o convite foi fantástico e desafiador. “O uso do app é simples. O usuário baixa o programa e começa a manusear a ferramenta. Perguntas sobre o tráfico de pessoas são feitas ao usuário. Se ele acertar, aparece um bonequinho feliz. Se errar, o personagem fica triste”, explicou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, avaliou o aplicativo como muito importante, principalmente para os jovens. “Os adultos também devem baixar o Cilada Quiz e jogar e repassar a informação de que agora temos uma ferramenta de conscientização sobre o tráfico de pessoas. Temos que fazer um trabalho com responsabilidade, levando conhecimento sobre esse crime, para dentro das escolas do Estado”, comentou.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Mulheres Vítimas de Tráfico de Pessoas, a finalidade da ferramenta é aprender e alertar sobre os riscos do tráfico humano. Os adolescentes que cursam o Ensino Médio são o público-alvo da ferramenta. “O problema é sério e a ideia é conscientizar, fazer com que os jovens saibam detectar os riscos e se livrem deles de maneira segura. O bom é que aprender sobre o assunto ficou fácil e a ferramenta é muito divertida”, afirmou.

A técnica de enfermagem Welleda Lima aprovou a iniciativa. Ela já usa a ferramenta e indica para outras pessoas. “Gostei muito. Aconselho e incentivo para que as pessoas conheçam e usem”, comentou. O auxiliar de serviços gerais Erivan Magno concorda: “A ideia foi muito inteligente, pois a juventude é vidrada em tecnologia, que agora está sendo usada da maneira correta, para o bem”, frisou. (E.S)