Cotidiano

Jogos Escolares iniciam quarta

Inicia na quarta-feira, 16, a primeira etapa da 47ª edição dos Jogos Escolares de Roraima. As disputas começarão no município de Uiramutã, região norte de Roraima e seguem até o dia 20 de maio. O diferencial deste ano é que os atletas terão que passar pela fase regional até chegar à disputa nacional, nos Jogos Escolares da Juventude Brasileira.

Segundo Rômulo Bonates, coordenador geral dos Jogos Escolares, o evento está dividido em duas etapas: a primeira no interior e a segunda na Capital. Os jogos iniciarão em Uiramutã, seguido por Caracaraí, Rorainópolis, Alto Alegre e Bonfim com a participação de atletas dos 14 municípios.

Boa Vista tem duas etapas. Os atletas que venceram as suas etapas vão disputar a final dos Jogos Escolares, na Capital, do dia 9 a 17 de julho. Para este ano, houve importante mudança.

“Este ano regionalizou. Até ano passado era o Brasil todo junto. Agora foi dividido por região. Então, Roraima disputa com Amazonas, Pará, Amapá, Acre e Tocantins em setembro. Os campeões por região irão disputar a etapa nacional, dos Jogos Escolares da Juventude Brasileira, em novembro”, explicou Rômulo Bonates.

IMPORTÂNCIA – Para o coordenador, a chance de promover uma ação como os Jogos Escolares tem grande importância na vida dos jovens alunos, evitando que a juventude no Estado enverede por caminhos errados.

Rômulo ressalta ainda que cada unidade de ensino também cobra critérios para participação dos jovens, como média escolar e bom comportamento em equipe.

“É uma forma de colocar o jovem no esporte, para que ele tenha motivação na disputa, aprender alcançar um objetivo, se preparar para o jogo, criar laços com outros jovens da sua idade. Também oferece uma atividade física, que faz bem para a saúde”, avaliou.

PROGRAMAÇÃO – A primeira fase inicia dia 16 e vai até 20 de maio, em Uiramutã. Depois, do dia 23 a 27 de maio, acontece a segunda etapa em Caracaraí. Do dia 30 de maio a 3 de junho se realiza a terceira etapa, em Rorainópolis.

A quarta fase acontece em Alto Alegre de 6 a 10 de junho e, para finalizar as etapas no interior do Estado, os jogos serão promovidos em Bonfim, entre os dias 12 e 16 de junho. Em Boa Vista, a etapa classificatória foi dividida em duas fases, com a primeira entre os dias 8 e 10 de junho e a segunda de 15 a 17 de junho.

As competições serão realizadas no Ginásio Hélio Campos; Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago; Vila Olímpica Roberto Marinho; Federação de Vôlei; Estádio Ribeirão; Campo Rei Pelé e nas escolas estaduais Gonçalves Dias; Penha Brasil e Lobo D’ Almada.

Participam alunos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e particulares nas modalidades de basquete, handebol, futebol de campo e de salão, futsal, voleibol, atletismo, natação, ginástica, judô, caratê, ginástica rítmica, vôlei de praia e xadrez. (P.C.)