Entretenimento

Jornada sobre Jornalismo Ambiental irá debater a construção de hidrelétricas

Os temas em discussão envolvem a conduta dos jornalistas e o interesse público frente aos conflitos ambientais

O grupo de pesquisa da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza a Jornada de Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente na Amazônia, no dia 6 de maio no auditório da Escola Agrotécnica do Campus Murupu da UFRR, que fica localizado na antiga fazenda Bamerindus no PA Nova Amazônia, km 37 da BR 174.

Na programação do evento tem o minicurso sobre o Jornalismo Ambiental, que acontecerá pela manhã das 9h às 12h e o debate sobre a construção de hidrelétricas será das 14h às 17h.  As inscrições estão abertas até 20 de abril na seção eventos do endereço no endereço www.ufrr.br/mcma.

A construção da hidrelétrica do Bem Querer faz parte do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. O nome da hidrelétrica se deve ao fato de que ela será construída no local em que fica a Cachoeira do Bem Querer em Caracaraí. Essa cachoeira é um ponto turístico importante do estado.

O evento tem como proposta debater sobre pautas ambientais, a necessidade de se aprofundar nos temas e o papel de responsabilidade social do jornalista em relação às informações sobre a construção da hidrelétrica do Bem Querer.

O público alvo são professores, pesquisadores e convidados das áreas de jornalismo ambiental e ciências biológicas que possam discutir a cobertura dos meios de comunicação locais.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e podem optar por uma ou duas atividades. Na inscrição o interessado deve informar se vai utilizar o transporte gratuito da UFRR entre os campi Paricarana e Murupu, e se deseja adquirir o almoço fornecido no local do evento.

Segundo a professora do curso de comunicação social, Schirley Luft, o evento é uma oportunidade para debater os caminhos do jornalismo frente aos problemas ambientais com profissionais do mercado e pesquisadores.

“A relação equilibrada entre a agenda pública, a agenda jornalística e a sociedade serão discutidas no minicurso. Algumas pautas precisam de cobertura contínua e sistemática com mais aprofundamento como o zoneamento ecológico e econômico, prevenção contra desastres e o uso de agrotóxicos no estado”, explicou a professora.

Grupo de pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente (MCMA/UFRR)

O grupo de pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente (MCMA/UFRR), tem o propósito de fomentar e circular produção científica e cultural engajada com as preocupações ambientais do nosso tempo e da região amazônica, oferecendo perspectivas de seus pesquisadores e membros pautados no Jornalismo Ambiental, na Ecomídia, na Educomunicação Ambiental e na disseminação de informações científicas da Amazônia em meio digital.

A Jornada Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente na Amazônia tem apoio da Prefeitura Universitária da UFRR, Direção da Escola Agrotécnica e patrocínio do Grupo Folha de Comunicação. Os participantes inscritos até 20 de abril recebem uma bolsa ecológica. Maiores informações no site do grupo de pesquisa e através do e-mail [email protected]