Cotidiano

Jovem aguarda há dois anos por cirurgia de hérnia pelo HGR

De acordo com a tia dia de Leon Correa, Leonélia Nogueira, o problema de saúde tem impedido o rapaz de levar uma vida normal, inclusive dificultando a procura por emprego

Um jovem com um futuro promissor, mas que tem sido prejudicado por conta dos constantes cancelamentos cirurgias no maior hospital público do Estado, o Hospital Geral de Roraima (HGR). Esse é o drama vivido por Leonan Correa Nogueira, de 19 anos

Conforme a tia do rapaz, a dona de casa Leonélia Nogueira de Souza, 45 anos, há pelo menos dois anos o jovem luta para conseguir uma cirurgia para tratar de uma hérnia na região da virilha, tendo inclusive sido chamado inúmeras vezes pela direção da unidade.

“Ele faz tratamento contra esse problema desde os 16 anos, e durante esse período foram várias vezes que tentaram realizar essa cirurgia. Da primeira vez alegaram que não tinha anestesista; na segunda oportunidade, não tinha médico; na ocasião seguinte, não tinha leito, e sempre é assim. Só de idas e vindas, ele já retornou umas cinco vezes, ou seja, é sempre chamado, mas não resolvem nada”, relatou.

Recentemente, o rapaz teve que largar o emprego em um posto de lavagem por conta das fortes dores. O problema também tem interrompido a realização de outras atividades, segundo informou Leonélia.

“Ele não consegue mais fazer nada por conta disso. Parou de estudar por que não tem nem condições de se deslocar da casa dele até a escola, que fica no bairro Santa Luzia. Até o Exército precisou dispensá-lo, porque ele ficou na expectativa dessa cirurgia e quando recuperado, ele passaria a trabalhar na cozinha do quartel, mas não rolou devido a essa questão”

Leonélia espera que com a divulgação do drama, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) tome providencias a respeito do problema de Leonan. “A gente quer que façam essa cirurgia, porque ele já não aguenta mais viver nessa situação. Dois anos tentando resolver esse problema. Não há mais tempo para esperar”, pontuou.

O OUTRO LADO – A Sesau esclarece que as cirurgias estão sendo realizadas no HGR (Hospital Geral de Roraima), obedecendo sempre a gravidade de cada caso, possibilitando atender primeiramente os pacientes com risco iminente de morte ou sequelas.

A direção do HGR pede ao paciente que procure a direção geral da Clínica Especializada Coronel Mota, localizada na rua Coronel Pinto, 664 – Centro. Na unidade o paciente será avaliado, e se for o caso, cadastrado na Fila Única para ser atendido o mais breve possível.

Atualmente no HGR são realizadas 30% mais cirurgias eletivas do que há quatro anos, chegando a até 600 procedimentos por mês, um recorde para a unidade, que nunca realizou tantas cirurgias quanto agora.

Este fato foi constatado pelo Ministério da Saúde, que qualificou como excelente o aproveitamento por sala cirúrgica, colocando o HGR com índices de produção semelhante aos melhores hospitais privados do país.