Cotidiano

Jovens participam de capacitação sobre direitos da mulher

Promovido pela Assembleia Legislativa, a ação visa conscientizar a população sobre a violência doméstica e outras violações de direitos

Jovens de escolas públicas e escoteiros do Movimento Bandeirantes participaram neste sábado, 10, de uma capacitação sobre os direitos da mulher. A ação, realizada na sede do programa Abrindo Caminhos, localizado no bairro Cambará, zona Oeste, faz parte das atividades da campanha 16 Dias de Ativismo no Enfrentamento a Violência Doméstica, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

Pela manhã, os participantes tiveram exemplos reais de violência doméstica familiar, abuso e tráfico de pessoas, encenadas por servidoras da Procuradoria que tentaram retratar os tipos de violações de direitos existentes a, principalmente, mulheres, crianças e adolescentes.

Em seguida, todos foram convidados a participar de uma atividade em grupo, cujos temas principais discutidos eram gênero, violência doméstica, a diferença entre abuso sexual, exploração e tráfico de pessoas e o protagonismo juvenil na sociedade.

A procuradora Especial da Mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), explicou que esse evento é resultado de um treinamento em Nova Iorque (EUA) para 50 mulheres de todo o mundo e ela ficou entre as duas brasileiras escolhidas para representar o País. “Hoje multiplicaremos isso com os jovens que serão protagonistas dos próximos jovens, um processo educativo”, disse a parlamentar. Para ela, esse encontro selou a campanha mundial 16 dias de Ativismo no Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Além de disseminar conhecimento na sociedade onde mora, a coordenadora do Movimento Bandeirantes do Brasil, Maria Zilma, acredita que esse tipo de capacitação contribuirá com a mudança no comportamento das próximas gerações, “e é isso que nós queremos dos nossos jovens, que eles sejam protagonistas desse projeto Vozes contra a violência de meninas e mulheres, nós acreditamos no resultado de êxito no estado de Roraima” ressaltou.

Com informações da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (Supcom ALE-RR).