Política

Jucá e Teresa anunciam apoio a pré-candidatura de Anchieta

Em seus discursos, os três afirmaram que as divergências ficaram no passado e que agora é momento de união

O grupo liderado pelo senador Romero Jucá e a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, ambos do MDB, confirmou ontem, 5, em coletiva de imprensa, o apoio a chapa do ex-governador José de Anchieta (PSDB), que tentará voltar ao cargo máximo do Estado nas eleições deste ano. O MDB, por enquanto, fechou acordo para integrar uma coligação, que já conta com partidos como o PSD, PSDB, DEM e SD. Além de Anchieta Junior encabeçando a chapa para o governo, o grupo também terá dois pré-candidatos ao Senado, Romero Jucá e Chico Rodrigues. 

A coletiva, que foi realizada em um hotel na zona Sul de Boa Vista, teve auditório lotado de correligionários, apoiadores da coligação e contou com a presença de lideranças dos partidos coligados, como os deputados estaduais Marcelo Cabral (MDB) e Masamy Eda (PSD); do prefeito de Iracema, Jairo Sousa (MDB), e de Rorainópolis, Leandro Pereira (PSD).

A aliança entre Jucá e Anchieta era tida como improvável há alguns meses, mas ganhou força após a desistência de Teresa na disputa pelo Governo. O ex-governador, que ocupou o cargo de 2007 a 2014, sofreu duras críticas do senador, que apontou erros e falhas em sua gestão. Em contrapartida, Anchieta disse que jamais se uniria novamente ao senador. Agora ele garante que as rusgas foram deixadas de lado. “Divergências e embates são comuns. Mas agora é momento de se unir para alavancar e voltar o desenvolvimento de Roraima”, afirmou.

Anchieta justificou sua pré-candidatura ao Governo como tentativa de corrigir a atual gestão da governadora Suely Campos (PP). “Não tenho dúvida que deve ser revista, porque a gestão deixa muito a desejar. As fontes de recursos, que são o FPE e ICMS, cresceram nos últimos quatro anos e não tem justificativa para que o Estado esteja numa crise tão grande”, disse.

Ele afirmou possuir condições de montar parcerias e fazer um grande trabalho para colocar o “estado de novo nos trilhos”. “Avalio que são dois grandes partidos a nível nacional e grande pressão local e essa adesão nos fortalece muito. Temos condição de montar grande equipe, pois demos provas claras e evidentes da nossa capacidade de promover o desenvolvimento do Estado”, destacou.

Teresa diz que vai subir em palanque de Anchieta

À Folha, a prefeita Teresa Surita explicou que o apoio a Anchieta ocorre em função do momento que o Estado passa e se disse confortável com a decisão. “A partir do momento em que você fecha um acordo público em uma eleição para Governo do Estado, você não pode fazer de conta. Meu apoio é para valer em todas as situações e sem negociação. Acredito que, em termos de partido, a minha escolha é mais coerente. Acredito que pela relação que já temos, me sinto confortável em colocar minhas opiniões e realmente buscar resultados para discutir plano de governo, que é o que busco no Anchieta”, frisou.

Ao desistir da pré-candidatura ao Governo, Teresa chegou a ser procurada por vários pré-candidatos, sendo um deles o empresário Antônio Denarium. “Respeito muito o Denarium, mas não apoio o Bolsonaro a presidente e entendo que a maneira mais coerente entre partidos seria apoiar o PSDB e o Anchieta a governador. Não posso ficar fora da eleição, pois represento muitas pessoas e entendo que o melhor caminho é esse”, ressaltou.

Jucá fala sobre denúncias e diz esperar campanha limpa

O senador Romero Jucá também falou sobre as desavenças com o ex-governador José de Anchieta, mas minimizou o fato. “Quando se disputa eleição é natural que haja rusgas e enfrentamentos, mas temos que trabalhar com responsabilidade. Na hora em que definimos a união política no sentido de tentar buscar um novo caminho, qualquer disputa menor fica de lado perante a importância de Roraima para todos nós”, disse.

Jucá citou que o partido estará atento ao teto de gastos dos pré-candidatos para que não haja caixa dois durante a campanha. “Qualquer volume de campanha diferente do teto de gasto, que é pouco mais de R$ 2 milhões para governo, vai ficar visível no processo de caixa dois de recursos ilegais. Vamos fiscalizar e cobrar”, declarou.

O senador também falou sobre o peso dos escândalos dos quais tem o seu nome e de seus filhos envolvidos para a campanha, como a Operação da Polícia Federal Anel de Giges, que investiga organização criminosa acusada de peculato, lavagem de dinheiro e desvios de verbas públicas de dois filhos e dois enteados.

“Qualquer denúncia deve ser investigada, o que tenho cobrado é responsabilidade para investigar e dar resposta rápida. Sobre essa operação, não há irregularidade na venda do terreno do Vila Jardim, o que houve foi uma tentativa de exploração política que faz parte do processo eleitoral e que estamos preparados para enfrentar”, pontuou.

Abel Mesquita é cotado para assumir como vice na chapa

Sobre a escolha do vice, Anchieta Junior disse que a chapa completa será definida em breve, pois a negociação para escolha do nome ainda está sendo feita com alguns partidos. Apesar disso, na mesa composta para a coletiva, o deputado federal Abel Mesquita, do Democratas, se destacava. “Nós estamos conversando com alguns partidos, mas estamos negociando com o Democratas, pois Abel é um dos nomes estudados e em breve estaremos anunciando a chapa”, disse.

Por outro lado, Jucá negou a possibilidade de o seu partido, o MDB, indicar um nome para vice. “O MDB não tem candidato para indicar. Não reivindicamos isso, pois entendemos que a formação do vice deve compor a chapa da melhor forma. O deputado Abel é um grande nome, opção de partido que estamos conversando e vários trabalham nessa coligação. Apoiamos quem sair desse processo”, afirmou.

Shéridan e Jalser não compareceram

Duas ausências foram bastante notadas na coletiva de imprensa. Uma delas é da deputada federal Sheridan (PSDB). Segundo sua assessoria de imprensa, ela está em Brasília, em compromissos oficiais.

Outra ausência foi a do presidente da Assembleia Legislativa Jalser Renier (SD). Um apoio importante durante a campanha eleitoral, Jalser também estaria fora do Estado e, por isso, não compareceu ao evento.

Jalser foi citado pelo ex-governador Anchieta Junior, o qual afirmou que conta com apoio do presidente da Assembleia, que também era um dos nomes cotados para a disputa pelo cargo de governador. “O Jalser está conosco e deverá trazer o posicionamento do Solidariedade, assim como o Democratas. Esses dois partidos definirão sua posição em breve”, anunciou. (L.G.C)