Esporte

Judoca Danillo Brito é convocado para treinar com a Seleção Brasileira Escolar

Danillo foi vice-campeão brasileiro Escolar em 2016 e sua convocação para a Seleção Brasileira Escolar se deu por essa conquista e pelo desempenho na Etapa Nacional Mirim dos Jogos Escolares no ano passado

O atleta roraimense Danillo Rodrigues Brito, faixa roxa, categoria Sub 15 menos de 48 kg, da Associação Ases do Norte de Judô de Roraima, embarcou nesta terça-feira para o Rio de Janeiro para participar do II Camping de Treinamento de Judô Escolar, entre os dias 12 e 17 deste mês na base da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Foram convocados 64 jovens judocas e 16 treinadores para as atividades teóricas e práticas com os técnicos das seleções brasileiras de base da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O camping é definido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A Folha falou com o treinador Sérgio Borba, responsável pelos treinamentos de Danillo na Associação Ases do Norte.  

“O Danillo foi vice-campeão brasileiro Escolar em 2016 e sua convocação para a Seleção Brasileira Escolar se deu por essa conquista e pelo excelente desempenho na Etapa Nacional Mirim dos Jogos Escolares no ano passado”, disse.

Borba informou que Danillo estará participando do treinamento, com atletas de todo o Brasil, adquirindo experiência e preparo para que seus treinos e competições futuras possam ser aprimorados e os resultados possam melhorar tanto nas competições em nível nacional, quanto Internacional. Ele destacou ainda, que o treinamento será uma fase importante no desenvolvimento dos treinos visando os próximos Jogos Escolares – Etapa Estadual de Roraima e uma possível classificação para a fase Nacional.

“Roraima tem se destacado no cenário nacional e internacional no Judô, e poder ver cada vez mais atletas elevando seus níveis e representatividade é o objetivo do nosso trabalho e projetos de médio e longo prazo dentro do judô roraimense”, frisou.

O COB será responsável por hospedagem e alimentação dos participantes durante o período do evento; passagens aéreas e também pelo transporte interno.

Os 64 alunos-atletas (32 meninos e 32 meninas) e os 16 técnicos foram convocados por técnicos da CBJ durante a participação em uma das duas etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo COB em João Pessoa (PB), em 2016.

“Essa é uma oportunidade que proporcionamos para que talentos surgidos em vários estados do país, e que tenham se destacado nos Jogos, possam ser observados mais de perto pela equipe que cuida das seleções de base do judô nacional. É possível que alguns desses destaques surgidos em João Pessoa no ano passado cheguem à seleção brasileira adulta em pouco tempo”, disse o gerente geral de Juventude do COB, Edgar Hubner. 

Jogos Escolares 2017 – As próximas etapas dos Jogos Escolares serão realizadas na segunda metade do ano. Curitiba (PR) receberá a etapa de 12 a 14 anos, entre os dias 12 a 21 de setembro; enquanto Brasília (DF) será a sede da etapa de 15 a 17 anos, entre 16 a 25 de novembro.

Organizados pelo COB, os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. A competição reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio máster da Coca-Cola.