Geral

Judocas Pablo Souza e Aristides Junior conquistam medalhas de bronze para RR

Os dois atletas suaram o kimono até chegar à conquista da medalha de bronze. Aristides fez cinco lutas e Pablo enfrentou quatro adversários.

Os judocas Aristides Lucena Junior, do IBR (Instituto Batista de Roraima), na categoria Meio Leve (-60 kg), e Pablo Sousa, da Escola Estadual Luiz Ribeiro, na categoria Ligeiro (-55kg), conquistaram duas medalhas de bronze para o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, competição que está sendo disputada em Brasília-DF, até o próximo sábado, dia 25. 

Aristides Lucena fez a primeira luta e venceu por ippon o judoca David Galati, do Distrito Federal. Na sequência outra vitória por ippon contra Cláudio Junior, de Minas Gerais. Contra o Paraibano Gustavo Morais, outra vitória por ippon. Nas quartas de finais foi derrotado pelo paulista Felipe Carvalho por wazari. Foi para a disputa pelo bronze e venceu com outro ippon o judoca Lucca Ferreira, de Santa Catarina.

Já Pablo Souza começou a trajetória com vitória por ippon contra o judoca goiano Antônio Neto. Depois fez outro ippon contra alagoano Igor Vieira. Nas semifinais foi derrotado pelo amapaense Tiago Leão com um wazari e na decisão da medalha de bronze venceu por ippon o judoca paulista Patrick Marcelino.

Os dois atletas treinam com o sensei Sérgio Borba na Associação Ases do Norte de Judô de Roraima.

“A projeção de novos atletas no cenário nacional é a demonstração de que Roraima tem seguido o caminho certo no desenvolvimento do judô. Um exemplo disso foi o atleta Pablo Souza, que teve sua primeira participação nos Jogos Escolares Nacionais e já se sagrou medalha de bronze realizando lutas duríssimas na competição”, disse Sérgio Borba.

“Outra confirmação de que estamos no caminho certo foi o atleta Aristides Lucena, que passou a lutar na categoria Meio-Leve onde foi necessário que ele se adaptasse no peso acima e viesse arriscar a sorte, tendo sido extremamente feliz com o resultado positivo obtido”, disse. “Trabalhamos constantemente para que resultados assim possam ser cada vez mais constantes e dessa forma esperamos que em breve tenhamos mais motivos para comemorar”, finalizou.

DESTAQUES – Segundo informações da Secretaria de Comunicação do Governo, Roraima teve outros destaques nos Jogos Escolares deste ano. A ginasta Gabriela Maboni, aluna do IBR, fez história por ser a primeira atleta da modalidade a chegar à final de uma competição nacional com o aparelho Bola.

“Agradeço em primeiro lugar a Deus pela oportunidade de chegar numa final. Aos meus pais, às minhas técnicas, a todos que estão torcendo por mim e ao Governo de Roraima pelo incentivo ao esporte”, disse.

As atletas do Vôlei de Praia, Taiane Lima de Souza e Sharon Laynne Sousa Braz, da Escola Estadual Camilo Dias, também conseguiram boa colocação. Ficaram em quarto lugar ao disputar a medalha de bronze.

Na prova de lançamento de disco, Ryan Atikinson, da Escola Estadual Aldébaro José Alcântara, do Município do Bonfim, garantiu o 10º lugar, disputando com 32 atletas. Na prova de 800 metros do atletismo masculino, Olavio Henrique, da Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira, do município de Caroebe, competiu com 37 atletas e ficou em 16º lugar.

No Torneio de Xadrez, o estudante David Santos ficou em 17º lugar, categoria masculino, e a estudante Morgana Botelho, categoria feminino, alcançou a 22ª colocação. Ambos são do Instituto Federal de Roraima.

As competições individuais começaram no dia 16 e a delegação de Roraima conta com a participação de 47 alunos atletas, nas modalidades de Natação, Xadrez, Ginástica Rítmica, Atletismo, Tênis de Mesa, Judô e Vôlei de Praia, além de sete técnicos e cinco dirigentes.

Já as disputas dos jogos coletivos começam nesta terça-feira, dia 21. Vão participar das competições 82 atletas nas modalidades de Futsal, Voleibol, Basquetebol e Handebol, todas no masculino e feminino.