Esporte

Judocas de Roraima embarcam para disputarem o Mundial e o Brasileiro

Dois atletas da Associação Ases do Norte embarcaram para disputar o Campeonato Brasileiro de Judô da Categoria Sub 13, na Bahia, e o Campeonato Mundial de Judô Juvenil, no Chile

O judô roraimense sai em busca de mais resultados para o Estado e para o Brasil com a participação de dois atletas da Associação Ases do Norte que embarcaram para disputar o Campeonato Brasileiro de Judô da Categoria Sub 13 e o Campeonato Mundial de Judô Juvenil.

Na madrugada de quinta-feira, o atleta Aristides Lucena Junior embarcou para Pindamonhangaba, interior de São Paulo, onde se integra a Seleção Brasileira de Judô, para um treinamento de campo antes de embarcarem para o Chile, onde o selecionado disputa o Campeonato Mundial de Judô Juvenil. Na madrugada de hoje foi a vez da atleta Jamilly Favacho e o técnico Sérgio Borba embarcarem para Lauro de Freitas, interior da Bahia, onde participam do Campeonato Brasileiro da categoria Sub 13 de Judô.

Antes do embarque, o técnico Sérgio Borba destacou que Aristides Junior é o primeiro atleta roraimense a chegar mais longe na história do judô estadual e estará representando Roraima e o Brasil na competição que é considerada a mais importante do calendário Internacional do Judô da categoria Cadete. Quanto a Jamilly Favacho, Borba disse que foi a única atleta roraimense a garantir a vaga no Campeonato Brasileiro Sub 13, fase final, ao conquistar a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Regional, que ocorreu no mês de abril desse ano em Belém-PA.

“Aristides Junior é atualmente o 5° melhor judoca do mundo em sua categoria e passou os últimos 15 dias no Rio Grande do Sul, em preparação física e técnica em academias de renome nacional e internacional como Sogipa, GNU e Kial, tendo como ênfase a melhoria, aprimoramento e evolução de rendimento em seus treinos, exatamente para estar mais preparado para disputar esse Mundial e buscar uma boa colocação para o País”, disse. “Já Jamilly Favacho faz parte de uma equipe que vem se renovando e mostrando que o trabalho desenvolvido em Roraima está no caminho certo, com atletas e categorias sendo renovadas a cada temporada e buscando cada vez mais o destaque no cenário nacional e internacional do judô”, afirmou.

Borba ressaltou ainda o trabalho árduo e as dificuldades que os atletas passam pela falta de apoio.

“O trabalho é feito a muito custo, passamos por tantas dificuldades, que vão desde a falta de recursos financeiros para investimentos adequados e pela grande dificuldade de sair do Estado e competir em igualdade com atletas dos grandes centros do judô. E alcançar os patamares que temos alcançado é a motivação necessária para não desistir e continuar investindo com o possível no desenvolvimento desses guerreiros, almejando que cada vez mais representantes de Roraima possam alcançar o lugar mais alto do pódio em disputas nacionais e internacionais”, disse.

“Termos esses dois atletas da Ases do Norte lutando para nos representar da melhor forma possível, muitas vezes passando por privações junto às famílias para lá estarem e se dedicando integralmente pelo seus objetivos. Isso é de valor inestimável, pois só o fato deles estarem alcançando esse espaço e chegando lá, prova que somos mais que capazes de ir além e nos motiva e inspira a trabalhar com dedicação para que possamos superar qualquer obstáculo e dificuldade. E o mais importante que tenho aprendido a admirar no decorrer de minha carreira enquanto técnico é o fato de ver que a estrutura familiar é não só é fundamental como também a base para que todo o resto possa funcionar corretamente”, finalizou.