Política

Juiz manda suspender entrada de venezuelanos em Roraima

A justiça federal suspendeu o ingresso de venezuelanos em Roraima, garantindo a validade de vários artigos do decreto assinado na semana passada pela governadora Suely Campos para organizar o acesso de imigrantes aos serviços públicos. 

A decisão foi proferida pelo juiz Hélder Girão Barreto, neste domingo. 

Também é recomendada que a entrada de venezuelanos em Roraima seja permitida de acordo com a saída de imigrantes do estado, por meio do processo de interiorização. A argumentação é de que o estado estaria sobrecarregado, e não teria condições para atender uma demanda de atendimentos públicos ainda maiores, gerada pelo intenso fluxo migratório.

“Suspender a admissão e o ingresso no Brasil de imigrantes venezuelanos a partir da ciência desta decisão e até que se alcance um equilíbrio numérico com o processo de interiorização e se criem condições para um acolhimento humanitário no Estado de Roraima”, cita a decisão

A governadora Suely Campos também ingressou com uma ação no supremo Tribunal Federal (STF), pedindo o fechamento da fronteira com a Venezuela, diante da omissão da União em auxiliar os roraimenses e de recusa do governo do presidente Michel Temer de enviar recursos financeiros para custear o impacto da imigração na saúde, na educação e na segurança.

A matéria completa sobre a decisão estará disponível na edição impressa desta terça-feira, 7. 

Leia mais: http://folhabv.com.br/noticia/MPF-e-DPU-acionam-Justica-para-garantir-acesso-de-migrantes-a-servicos-publicos-/42578