Política

Juíza Graciete Sotto Mayor toma posse no Tribunal Regional Eleitoral

A juíza Graciete Sotto Mayor Ribeiro tomou posse no cargo de juíza titular do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). A magistrada assumiu a vaga deixada por Jésus Nascimento, que no dia 22 de fevereiro ascendeu ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima.

Conforme o artigo 120 da Constituição Federal, o TRE é composto por sete membros, escolhidos mediante eleição, pelo voto secreto, sendo dois desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal ou, não havendo juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo; e dois juristas nomeados pelo Presidente da República, escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

A presidente do TRE, desembargadora Tânia Vasconcelos, disse que a Justiça Eleitoral ganha muito com a chegada da magistrada à Corte. “Trata-se de juíza que alia os predicados do conhecimento teórico e empírico e que, pela familiaridade com a função eleitoral, engrandece este Colegiado, algo que poderá ser percebido no desencadear dos julgamentos e demais atividades que se seguirão. A doutora Graciete alia a firmeza e coerência que se exigem do magistrado, à singeleza e amabilidade, próprios da alma feminina”, destacou.

Atualmente, o Pleno do TRE tem a seguinte composição: desembargadora Tânia Vasconcelos (presidente), desembargador Jefferson Fernandes (corregedor), juiz de direito Alexandre Magno, juíza de direito Graciete Sotto Mayor, juiz federal Diego Oliveira, advogados Jean Michetti e Rárisson Tataíra (juristas).

A juíza Graciete disse que é uma grande responsabilidade assumir esse novo desafio profissional. “A Justiça Eleitoral cuida de um direito fundamental de cidadania – o voto. Esse direito é uma responsabilidade não só do cidadão, mas das autoridades constituídas, para que tenhamos cada vez mais um estado democrático livre”, disse.

Perfil – Graciete Sotto Mayor Ribeiro é Juíza de Direito desde 1996. Atuou na Comarca de São Luiz do Anauá/RR no período de 1996 a 2000 desempenhando também a função de Juíza Eleitoral, naquela Comarca; Juíza Titular do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Boa Vista/RR no período de 2000 a 2010; Juíza convocada na Câmara Única e no Tribunal Pleno – TJ/RR, de 2010 a 2011; Juíza Titular da Vara de Execuções Penais no período de 2011 a 2016; Juíza Titular da 2ª vara Criminal, de janeiro a maio de 2016 e; atualmente Juíza Titular da Vara de Crimes contra Vulneráveis, desde 18/05/2016.