Cotidiano

Justiça obriga Estado a dar celeridade na realização de concurso público

Com a decisão, a Administração Estadual terá prazo de 30 dias para apresentar a instituição que ficará responsável pela execução do certame

Em decisão proferida na última quinta-feira, 24, a Justiça determinou que o Governo do Estado dê celeridade na realização de concurso público para a Polícia Civil. A sentença é decorrente de uma ação de execução do Ministério Público de Roraima (MPRR).

Com a decisão, o Estado fica obrigado a comprovar, no prazo de 30 dias, contratação de instituição especializada de renome nacional para realização da primeira fase do certame. A medida visa garantir a realização de concurso para todos os cargos do órgão dentro dos princípios constitucionais da legalidade e impessoalidade. Vale lembrar que o edital do concurso deveria ter sido lançado em março deste ano, o que não aconteceu.

Ainda segundo o MP, Consta na decisão judicial que o concurso público deverá oferecer vagas para todos os cargos da Polícia Civil, exceto para o agente carcerário, cargo em extinção; bem como a realização do certame em duas etapas, sendo a primeira realizada por instituição especializada de renome nacional e a segunda fase pela Academia da Polícia Civil de Roraima.

O ACORDO – Em outubro do ano passado o Governo, após tratativas coordenadas pelo promotor de Justiça Valmir Costa, responsável pela segunda titularidade da Promotoria de Justiça de Execução Penal, Controle Externo da Atividade Policial e Crime Militar, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP se comprometendo em realizar concurso para o quadro da Polícia Civil.

A propositura do acordo resultou do Inquérito Civil Público nº 003/17, instaurado com o objetivo de garantir a realização do concurso público com base nos princípios legais que regem a Administração Pública – moralidade, legalidade, publicidade e impessoalidade.

O acordo previa, entre outras situações, que a primeira fase do certame deveria ter o resultado final divulgado até 31 de agosto deste ano, no entanto, até a presente data o Estado não divulgou nenhum edital, apesar de ter comunicado ao órgão que a empresa responsável já encontra-se contratada.

“O cenário atual indica a necessidade imediata da realização desse certame, o último e único concurso da Polícia Civil foi realizado no ano de 2003, há mais de 15 anos e ao longo desse tempo houve um aumento alarmante da criminalidade no Estado de Roraima”, destacou o promotor de Justiça Valmir Costa.

*INFORMAÇÕES: Ministério Público de Roraima.