Esporte

KART - Roraimense consegue 6º lugar na Copa Brasília

A Copa Brasília de Kart Endurance é considerada a maior competição do tipo da região

Neste fim de semana foi disputada no Ferrari Kart, a 8ª e última etapa da Copa Brasília de Kart Endurance (CBKE). Correndo ao lado do brasiliense Victor Dutra, pela equipe Ismael Preparações, o piloto roraimense Rafael Lucena conquistou a sexta colocação.

A CBKE é um campeonato com corridas de longa duração, supervisionado pela Federação de Automobilismo do Distrito Federal. É considerada a maior competição do tipo da região. São 2h10 de disputas em cada etapa. Os motores são de 18 cavalos e fornecidos pela RBC Preparações, que são sorteados entre as equipes nas corridas. Cada kart inscrito pode ter até três pilotos. São duas paradas obrigatórias de cinco minutos. É obrigatório o uso de carenagem bolha homolagada. Para temporada 2016, 25 equipes estavam inscritas.

Dividindo o kart número 18 com Victor Dutra, Rafael Lucena avalia que foi uma temporada de crescimento. “Foram oito etapas em que vimos uma evolução constante. A cada corrida fomos encarando as dificuldades e conquistando bons resultados. É um campeonato de alto nível, com pilotos experientes e colocar uma equipe, sem o apoio e a estrutura necessária, e subir ao pódio duas vezes, é gratificante”, ressaltou.

A equipe Ismael Preparações, com o kart número 18, acabou o campeonato na sexta colocação na tabela de pontuação geral. A CBKE foi vencida pela equipe Testinha Racing com o kart número 55.

Nesta última etapa, Lucena enfrentou dificuldades e, mesmo assim, por pouco a equipe não conquistou um pódio. “Na CBKE o pódio vai até o quinto lugar. Largamos de décimo e fui mantendo a tocada até entregar o kart ao Victor. Geralmente eles fazem o meio de corrida e eu faço o início e o fim. Dessa vez alonguei o meu período em pista, que por conta de um resfriado, não estava em condições físicas de forçar algo mais. Chegamos a andar em quarto e por pouco não chegamos ao pódio”, disse.

Para 2017, Lucena informou que ainda não sabe se disputará a CBKE: “Vontade há, mas é cada vez mais difícil se manter correndo. É um esporte caro e sem apoio fica complicado arcar com todos os custos por etapa. A CBKE é um campeonato super organizado e competitivo, e para continuar crescendo, seria muito importante continuar em condições de correr”, comentou.

SEIS HORAS DE BRASÍLIA – O próximo desafio do piloto Rafael Lucena será as “6 Horas de Brasília”, que será disputada em 10 de dezembro. O roraimense disputará a prova pela equipe Jaguar Kart Racing.

“Com a minha equipe, a Ismael Preparações, infelizmente não conseguimos reunir todo o aporte financeiro para participar da prova com o kart próprio e com os nossos amigos pilotos, integrantes do time. Surgiu o convite do pessoal da Jaguar, que é uma equipe bem estruturado e essa semana já estamos montando a programação visando a preparação para as 6 horas”, disse Lucena.