Cotidiano

Laboratório para diagnóstico de doenças recebe sede própria

O Laboratório de Anatomocitopatologia de Roraima (Laper) ganhou sede própria após 35 anos de atuação em locais improvisados. O Laper é o único laboratório público do Estado para diagnóstico de diversas doenças, inclusive câncer. A inauguração do prédio, ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR), no bairro Aeroporto, zona Norte, ocorreu ontem, 20. A antiga estrutura funcionava na antiga sede da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS), no bairro dos Estados, zona Norte. 

A obra foi realizada com recursos federais, por meio de convênio que estava parado desde 2012 junto a Caixa Econômica Federal, com contrapartida do Estado. Foram gastos aproximadamente R$ 750 mil, incluindo a compra de equipamentos, segundo o secretário estadual de Saúde, César Penna.

Para o diretor geral da unidade, Valério Magalhães, a nova estrutura vai dar uma nova qualidade aos usuários, humanizar os atendimentos e fornecer aos servidores um espaço mais apropriado. O novo espaço tem 400 metros quadrados, além de ter 35 profissionais qualificados para a detecção de doenças graves, como o câncer. A diretora administrativa do Laper, Cleonice Gonçalves, ressaltou que a estrutura vai poder suportar os novos exames e cirurgias com a inauguração do Hospital das Clínicas e do novo anexo do HGR.

HOMENAGEM – A governadora Suely Campos (PP) afirmou que desde 1982 o Laper funcionava onde sobrava espaço, mesmo sendo importante pela função que executa. “Me sinto feliz por ter participado de mais esse resgate de convênio”, declarou.

O Laper recebeu o nome do Doutor Romualdo de Freitas Ruiz, médico oftalmologista que serviu Roraima durante anos. “Para nós é uma gratificação poder homenageá-lo”, acrescentou a governadora. Estiveram presentes na inauguração a esposa e o filho do médico. (A.G.G)

Publicidade