Polícia

Latrocida foge quando fazia capina na área externa da Cadeia Feminina

Condenado por roubar e matar professor em 2009, detento tem outras fugas em sua ficha, mas era considerado de “bom comportamento”

 

Um preso da Cadeia Pública, Edmar Santos Carmona, apelidado de “Tito”, 26 anos, fugiu na tarde do dia 19, enquanto fazia serviços de capina na área externa da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, localizada no bairro Asa Branca, zona Oeste.

O detento integra um grupo de presos de bom comportamento do regime semiaberto do sistema prisional, que foi chamado para realizar o trabalho de recuperação e limpeza de parques aquáticos e unidades prisionais da Capital.

Mas, mesmo sob escolta, o detento aproveitou-se de um descuido dos agentes e conseguiu escapar. Carmona foi condenado a 24 anos e 4 meses pelo crime de latrocínio, assalto seguido de morte. Ele cumpria pena na Cadeia Pública Masculina de Boa Vista, mas já havia fugido outras duas vezes enquanto estava na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).

A condenação se deu por causa da morte do professor Dênis de Sousa, que foi roubado na ação criminosa em novembro de 2009. Ele e um menor de idade roubaram e mataram a vítima com pelo menos nove facadas.

As recapturas já aconteceram na fronteira com a Guiana, no Município de Bonfim, na região Leste do Estado, em motel e até mesmo quando transitava numa motocicleta no Conjunto Pérola, bairro Airton Rocha, na zona Oeste.

PM – A Polícia Militar informou que o acompanhamento de presos em atividades externas é responsabilidade da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e que não fazia parte na segurança do caso em que o detento conseguiu fugir.

SEJUC – A Secretaria de Justiça e Cidadania confirmou, por meio de nota, que Edmar Carmona, estava fazendo trabalho no regime de remição de pena. “No momento, equipes da Divisão de Captura estão na tentativa de localizar o infrator e devolver para o sistema prisional, quando será adotada sanção administrativa, prevista na Lei de Execuções Penais”, destacou a nota. (J.B)