Cotidiano

Leitor afirma que Prefeitura fechará laboratórios de informática

À FolhaWeb, Secretaria Municipal de Educação e Cultura negou a medida

Na manhã desta sexta-feira, 03, a FolhaWeb recebeu denúncia de um leitor referente a um possível fechamento de laboratórios de informática de rede municipal de ensino.

Conforme ele, a decisão de fechar os cerca de 60 laboratórios das escolas municipais de Boa Vista acabou pegando de surpresa os professores lotados nessas unidades. Os mesmos haviam passado por uma recente formação inicial para atuar nestes ambientes.

“O investimento em tecnologia nas escolas nos últimos anos foi muito grande, o que causa estranheza essa decisão tomada pelo município. Somente o ano passado foi adquirido mesas pedagógicas e equipamentos de última geração, equipamentos estes destinados a 11 escolas municipais”, informou.

Vale lembrar que o Ano Letivo 2017 já iniciou com a falta de vários professores nas escolas para atender os alunos, onde gestores das mesmas tiveram que buscar alternativas para conter os desfalques.

“Com o aumento de turmas em várias unidades, a sensação que se tem é que a Prefeitura não se atentou a necessidade existente nas unidades de ensino do município, criando uma sucessão de problemas”, destacou o leitor.

Como única alternativa, segundo ele, a única solução encontrada foi fechar os Laboratórios de Informática, remanejando os profissionais lotados nessas unidades para atender a demanda das classes. Atualmente, o quantitativo é de cerca de 200 professores. “Todavia, fechar os laboratórios e remanejar os professores não resolve o problema, já que são apenas 60 profissionais”, pontuou.

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura negou a denúncia do leitor e informou por meio de nota que os laboratórios de informática não serão fechados para as atividades escolares, tendo em vista que é um recurso auxiliar na aprendizagem das crianças.

Esclarece ainda que as atividades de informática da rede municipal de ensino prosseguirão normalmente. Todos os professores das unidades de ensino podem fazer uso do laboratório de acordo com o planejamento preparado para esse fim.