Cotidiano

Licitação para linhas de ônibus intermunicipais segue sem previsão

Quase dois meses após a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) afirmar que encaminharia para a Casa Civil do Estado as alterações na Lei 664, que regulamenta a exploração comercial das 30 linhas de ônibus intermunicipais do Estado, ainda não há data para que a lei seja colocada em prática. 

Segundo a assessoria da Seinf, o processo foi encaminhado em fevereiro e depende da Casa Civil para que seja divulgada uma data para as licitações das empresas de transporte intermunicipal e para o início do convênio com o Departamento de Trânsito de Roraima (Detran), que irá atuar com a secretaria na fiscalização dos ônibus. “Após o posicionamento da Casa, será possível realizar audiências públicas com a Seinf e aprovar as licitações pela Assembleia Legislativa”, informou.

DEMORA – A espera pela licitação das empresas que prestam o serviço dos ônibus intermunicipais é longa. A Lei 664 foi sancionada em 2008 pelo Estado. Em 2015, o Ministério Público de Roraima (MPRR) ajuizou uma ação civil forçando o governo a cumprir a lei. O Executivo chegou a criar uma Agência Reguladora para tal fim, que só foi extinta na gestão atual do Governo do Estado.

Hoje, um dos maiores problemas do Conselho Municipal, departamento da Seinf responsável pelo trabalho que era da agência, é que muitas rotas intermunicipais estão dentro de linhas interestaduais, não sendo mais competência da secretaria, e sim da União. O Departamento de Infraestrutura e Transportes (Deit) tem trabalhando ao lado da assessoria jurídica da Seinf para tratar destes pontos. (NW)