Cotidiano

Licitação para venda de lotes é hoje

O credenciamento das empresas interessadas em lotes para a instalação de Free Shops encerrou no dia 11

A licitação para a venda dos 68 lotes das Free Shops de Bonfim ocorre hoje, 18, na sede do município. Os estabelecimentos, também conhecidos como lojas francas, localizados em aeroportos e em cidades de fronteiras internacionais, vendem produtos com isenção ou redução de impostos.

As empresas interessadas em adquirir um dos terrenos disponíveis tiveram até o dia 11 de junho para se credenciar. Segundo o prefeito do município, a procura atendeu as expectativas.

Para a instalação das Free Shops, a prefeitura de Bonfim destinou uma área na entrada da cidade, com infraestrutura de iluminação, saneamento básico, asfaltamento, meio-fio e calçada. “Fiz um projeto de lei delimitando essa área, que pertence ao município, foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado em seguida”, lembrou o prefeito do município, Joner Chagas (PRTB).

Ele ressaltou que no local existem 120 lotes delimitados. Neste primeiro momento serão licitados apenas 68, um pouco mais da metade. Parte dos lotes será destinada a estruturas públicas, como um prédio da Receita Federal e da Polícia Militar. Outra parte para estacionamento. “Mesmo após essa divisão, ainda deve sobrar lotes, que serão licitados posteriormente”, explicou.

Quanto à procura pelos espaços, o prefeito afirmou que atendeu as expectativas. “Muitas empresas procuraram o estande que montamos no local onde as Free Shops serão instaladas. Algumas estavam interessadas em comprar até dez lotes, ou uma quadra inteira para a instalação de grandes estabelecimentos”, pontuou.

Quanto à licitação, o prefeito informou que funciona de forma diferente das que são abertas para a contratação de empresas para prestação de serviços. “Neste caso são contratadas as empresas que apresentam a proposta com menor preço. Já no caso das Free Shops, o poder público está vendendo um bem. Então, vence a proposta que apresentar maior preço”, detalhou.

O prefeito ressaltou que as Free Shops irão colaborar com o desenvolvimento de Bonfim. “Esses estabelecimentos irão colaborar para o surgimento de restaurantes e hotéis, gerando emprego e renda e de certa forma incentivando o turismo na região. O nosso público é aquele que vem não só de Boa Vista e outros municípios, mas até do Amazonas para fazer compras em Lethem. Por anos nós vimos esses turistas deixarem dinheiro no país vizinho, ajudando a desenvolver aquela cidade. Agora poderemos ver o mesmo acontecer com Bonfim”, disse.

FREE SHOPS – Chagas afirmou que a instalação das Free Shops só foi possível devido à atuação do Parlamento Amazônico, que reúne os deputados estaduais da Amazônia, entidade que tem como presidente o deputado estadual Gerson Chagas (PRTB).

“O Parlamento Amazônico se juntou ao Parlasul, que representa os deputados do Sul do país, pois nessa região está a maior parte das 32 cidades gêmeas existentes no Brasil. Na Região Norte estão apenas 10. A demanda foi levada para Brasília, onde foi viabilizada”, concluiu.

Publicidade