Polícia

Líder do PCC

Pato estava dentro de um túnel com ventilação própria embaixo de uma das alas

Após 24 horas de busca, um dos líderes do PCC em Roraima que estava desaparecido dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, para não ser transferido para um presídio federal foi encontrado. Adeílson Elioterio, o “Pato” estava escondido em um túnel cavado pelos detentos embaixo das celas do presídio, que tinha até sistema de ventilação própria.

O serviço de inteligência do sistema prisional em Roraima tomou conhecimento de que um grande esquema havia sido montado para dar fuga ao preso.

Os integrantes do PCC planejaram uma fuga em massa para ajudar no resgate do líder e uma onda de assaltos varreu a cidade para desviar a atenção dos policiais. O ataque nas ruas foi ordenado pelo PCC paranaense que também enviou ameaça de morte ao Diretor da Penitenciaria Agrícola.

Um alerta foi repassado a cúpula do sistema prisional que com a polícia militar realizou uma varredura a noite na unidade e consegui localizar o túnel é encontrar o foragido.

Pato é um dos acusados de comandar o maior massacre de presos da história de Roraima e é do primeiro escalão do crime organizado no Estado. Ele seria responsável pela transmissão de informações e criação de normativas e procedimentos para integrantes da facção que estão dentro e fora do sistema prisional de Roraima.

Além de duas condenações definitivas na Justiça, o integrante do PCC foi condenado na Operação Weak Link a oito anos e dois meses de prisão por organização criminosa. A Weak Link, deflagrada em 2014, mapeou a atuação da facção no Estado, e condenou lideranças a 71 anos de prisão por formação de organização criminosa.