Política

Líder na Assembleia avalia atuação do Governo do Estado no 1º semestre

Deputado que comanda bloco governista aponta como principal obstáculo a oposição que tem maioria no Legislativo

Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, 02, o deputado estadual líder do governo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Brito Bezerra (PP), falou sobre os trabalhos da base aliada neste primeiro semestre de 2017. Ele citou a oposição, que atualmente é maioria na casa, como principal entrave para a aprovação de projetos de interesse do Executivo estadual.

Pela primeira vez compondo e liderando a base aliada do governo, há três anos, Bezerra era oposição no governo anterior, comandado por Anchieta Junior (PSDB). Na época, ele e mais sete deputados formavam o bloco de oposição que, segundo ele, tinha como objetivo apontar questionamentos aos projetos da gestão. “Estávamos ali para mostrar as falhas, mas também para discutir com esse governo as demandas de interesse da sociedade”, disse.

Pela primeira vez sendo governista, o deputado destacou que esta é a gestão com a oposição mais ferrenha da história de Roraima. “Hoje temos apenas oito deputados na base aliada, há alguns meses chegamos a ter 10, mas mesmo assim éramos minoria. Já tivemos a possibilidade de ter maioria, não conseguimos o fechamento, enfim, política é conversa, é diálogo”, afirmou.

Segundo ele, essas conversas se mantêm e sempre ocorrem. “Para aprovar projetos no parlamento em minoria não é fácil. Ir para os embates em minoria não é fácil. Só se trabalha em parlamento com maioria, portanto, temos, sim, desde o início do governo, muitas dificuldades em aprovar projetos na ALE”, afirmou o parlamentar.

Ele frisou que apenas ele e o deputado estadual Gabriel Picanço (PRB) trabalharam ao lado da governadora Suely Campos (PP) nas eleições de 2014. “Ela considera que nós ouvimos as demandas de palanque. Os demais, que hoje se agrupam no governo, são deputados importantes, deputados que ajudam, que têm compromisso com o Estado”, declarou.

AVANÇOS – Apesar dos percalços, o deputado destacou alguns avanços. “Projetos importantes foram aprovados, discussões se estenderam por meses, mas conseguimos consenso no final. A exemplo disso é a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada antes do fechamento do semestre, atendendo todas as demandas de governo. A matéria irá direcionar a próxima Lei Orçamentária Anual (LOA) que deve ser votada em outubro”, destacou.

O parlamentar frisou que nunca um governo trabalhou para aprovar tantos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs). “Aprovamos planos de diversas carreiras e alguns ainda serão aprovados. Apesar do momento de dificuldade financeira, de orçamento curto devido ao pagamento de dívidas passadas, repasse de duodécimo, entre outros fatores, não esquecemos dos servidores”, disse.

SETOR PRODUTIVO – Segundo o líder do governo, uma das prioridades do Executivo é a valorização do setor produtivo. “Pegamos o Estado não somente com os cofres depenados, mas também com estradas, secretarias e órgãos em situação precária. Trabalhamos na reconstrução de pontes e na melhoria de estradas e vicinais. Além disso, tivemos avanços na Aderr com o avanço de status quanto ao combate à febre aftosa. Isso valorizou e muito o setor produtivo”.

Ele destacou que a iniciativa privada reconhece os avanços, sobretudo os pecuaristas. “Nos próximos dias será inaugurado o Frigo 10, uma das obras mais importantes do Estado. O setor privado só investe porque acredita no potencial proporcionado pelo governo”, afirmou.

Ainda no setor produtivo, Brito Bezerra destacou o programa de regularização fundiária coordenado pelo Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima). “Já estão prontos mais de dois mil títulos legais que serão entregues. Não são falsos como os que foram entregues em governos anteriores, têm segurança jurídica e isso é um avanço importante”, criticou.

“A Desenvolve-RR, agência de fomento do Estado, tem feito um trabalho importantíssimo, financiando a agricultura familiar, o Balcão de Ferramentas, por meio da Secretaria de Trabalho de Bem-Estar Social [Setrabes], tem também trabalhado no sentido de fomentar o setor produtivo por meio da agricultura familiar”, completou.

EDUCAÇÃO – O deputado anunciou durante a entrevista a recuperação de escolas. Ele afirmou que as licitações foram feitas dentro do Estado, divididas em quatro blocos, que somados dão aproximadamente R$ 30 milhões. “Essas reformas vão começar ainda este ano e serão feitas em um breve espaço de tempo, pois vão ser executadas por empresas daqui do Estado”, disse.

SAÚDE – Na saúde, a novidade anunciada foi a inauguração para este ano da ampliação do Hospital Geral de Roraima (HGR) e do Hospital das Clínicas. “Teremos novos leitos, uma nova saúde para atender essas demandas gritantes que, diga-se de passagem, o governo municipal não atende na atenção básica e sobrecarrega o HGR, além de demandas do interior e de venezuelanos e demais imigrantes, que por uma questão humanitária não podemos deixar de atender”, frisou.

Ainda na saúde, ele anunciou a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que legitima 18% do bolo orçamentário para a saúde. “Sabemos que essa quantia é pouca, mas estamos destinando até um pouco a mais. O ideal é que fossem destinados pouco mais de 20% para atender a população de forma satisfatória. Como o bolo é pequeno, se destinarmos mais para a saúde, vai faltar em outra área”, disse.

Publicidade