Cotidiano

Lions Club celebra centenário de trabalho voluntário em 2017

A organização mundial Lions Club International comemora seu centenário em 2017. Para celebrar a data, membros da instituição em Roraima realizarão a 18ª Convenção do Distrito Múltiplo-LA voltado aos associados com a participação de todos os 15 estados das regiões Norte e Nordeste.

De acordo com o ex-diretor internacional da Associação Internacional do Lions Club, Fabrício Oliveira, a reunião acontece de 26 a 28 de maio e servirá para discutir as ações, projetos, e também eleger os futuros dirigentes da organização, além de debater outras questões que serão apresentadas no próximo ano ‘leonístico’, que se inicia no próximo dia 1º de julho.

“São poucas as organizações no mundo que celebram o centenário, sobretudo uma organização de voluntários. Nós temos atendido cerca de 70 milhões de pessoas com os nossos serviços no mundo todo e estamos adotando um novo desafio para o próximo século de serviço. Sair de 70 para 200 milhões de pessoas nos próximos cinco anos. É uma grande meta, mas nossos companheiros estão imbuídos nesse propósito”, afirmou.

SERVIÇO HUMANITÁRIO – Uma das principais ações do Lions Club, segundo Fabrício Oliveira, é o combate e prevenção à cegueira. “Em 1920, uma jovem senhora cega buscou os Leões para que trabalhassem em prol da visão das pessoas. Nós também atuamos na área do combate a fome, juventude, meio ambiente, educação, saúde, mas o nosso maior foco de serviços tem sido a visão”, explicou.

“Até agora já foram realizadas mais de 3 milhões de cirurgias de catarata, milhares de procedimentos para restauração e recuperação da visão das pessoas, sobretudo de baixa renda. Além disso, nós também construímos mais de 300 clínicas, treinamos mais de 500 mil profissionais”, informou.

RORAIMA – No Estado, o Lions Club surgiu em 11 de janeiro de 1969 com a Fundação do Lions Clube Boa Vista Centro pelo escritor e compositor Dorval de Magalhães. Membro da organização, o professor Ivonísio Lacerda esclareceu que a organização também promove algumas ações mensais no Estado. “Temos colaboração à Casa do Vovô, creches e Pastoral da Criança, com entrega de materiais que eles necessitam no momento. Vamos lá com as crianças, para brincar e fazer a nossa parte, com uma ação social e beneficente”, afirmou.

LIONS CLUB – Criada em 1917 pelo corretor de seguros americano Melvin Jones, a organização iniciou-se com o objetivo de promover o bem-estar e amenizar o sofrimento daqueles mais necessitados. Hoje, são mais de um milhão e quatrocentos mil associados, que ajudam pessoas carentes em mais de 210 países. (P.C)