Cotidiano

Lista de aprovados no FIES deverá ser anunciada hoje

Os interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano tiveram até as 23h59 de quarta-feira, 28, para se inscrever. Conforme calendário do programa, a relação de nomes será divulgada hoje, 5. Aos que se inscreveram, a orientação é estar atento ao resultado para não perder o prazo da inscrição. Em Roraima, as faculdades Cathedral e Estácio Atual participam do programa. 

No site do Fies, o aluno tem acesso à colocação em que se encontra e ao número de vagas disponíveis no curso escolhido. Em ordem classificatória, os candidatos têm prazo para finalizar a inscrição. Caso este prazo expire, o estudante é desclassificado, dando vez ao próximo da lista. “O acadêmico precisa acompanhar. É responsabilidade dele”, comentou o coordenador do Fies na Faculdade Cathedral, Samuel Menezes.

Criado pelo Governo Federal, o programa visa financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos da formação. Para participar, o estudante deve estar dentro da faixa de renda estabelecida pelo programa, não ter zerado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter média de pelo menos 450 pontos. No entanto, Menezes ressaltou que a pontuação não garante a vaga, só dá direito à inscrição.

Outra modalidade do financiamento é o P-Fies, ambas estruturadas em três faixas: a primeira para alunos com renda familiar bruta de até três salários mínimos; a segunda é voltada àqueles em que cada membro da família tenha renda de até cinco salários mínimos nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Neste caso, os juros serão calculados em valor pouco acima da inflação.

Quem for pré-selecionado na modalidade Fies terá de 6 a 8 de março para complementar a inscrição. Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre o calendário, o candidato pode acessar o site do Fies (fiesselecao.mec.gov.br).

PROUNI – Além do Fies, a Faculdade Cathedral também conta com o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que objetiva promover acesso à educação a pessoas de renda baixa. Por meio dele, é possível conseguir bolsas integrais ou parciais para universidades ou faculdades particulares cadastradas no programa em todo o país. (A.G.G)