Cotidiano

Lista de pré-selecionados do FIES deve sair hoje

Cerca de 150 mil financiamentos foram disponibilizados para este semestre

O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar nesta segunda-feira, 13, a lista de pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017. Tanto a chamada regular quanto a lista de espera poderão ser acessadas na página do programa e nos murais da instituição a qual faz parte o inscrito. Cerca de 150 mil financiamentos foram disponibilizados para este semestre. 

Conforme o MEC, os estudantes classificados com base o número de vagas do curso serão pré–selecionados na chamada única. Os demais serão automaticamente incluídos em lista de espera.

A partir de amanhã, 14, até a próxima segunda-feira, 20, os classificados em chamada única deverão concluir a inscrição no SisFies. Já para os que ficaram na lista de espera, o prazo para concluir a inscrição é o dia 03 de março.

O Fies oferece financiamento em cursos de instituições privadas de ensino superior. Para isso, o estudante tem que ter 450 de pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não ter zerado a redação. As inscrições foram encerradas às 23h59 (horário de Brasília) da última sexta-feira, 10.

Segundo o MEC, o limite mensal do Fies esse ano foi reduzido de R$ 7 mil para R$ 5 mil e a oferta de vagas será prioritária para os cursos de engenharia, formação de professores e área de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do órgão ministerial.

 

COMPROVAÇÃO DE DADOS DO PROUNI TERMINA HOJE

Os candidatos pré-selecionados para receber bolsas integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje, 13, para comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A exceção fica somente para o estado do Espírito Santo,  onde o MEC prorrogou para até esta quarta-feira, 15.

O estudante deve apresentar na instituição para a qual foi selecionado os documentos originais de identificação e de membros da família, comprovantes de residência, de conclusão do ensino médio, de rendimentos e, quando for o caso, de separação, divórcio ou morte dos pais, pagamento de pensão alimentícia, de professor da educação básica e de deficiência. A lista de documentos pode ser consultada na página do ProUni.

O resultado da segunda chamada será divulgado na próxima segunda, 20. A comprovação das informações nessa etapa será entre os dias 20 e 24 de fevereiro. O candidato que quiser participar da lista de espera poderá se manifestar entre 07 e 08 de março. Neste caso, terá os dias 13 e 14 de março para apresentar a documentação.

Com informações da Agência Brasil e Portal Brasil.