Polícia

Lista encontrada no CSE aponta 13 agentes marcados para morrer

Texto escrito à mão aponta os agentes socioeducadores que teriam que ser executados nos meses de junho e julho, a mando do PCC

Durante o fim de semana passado, nos dias 03 e 04, após internos tentarem fugir do Centro Socioeducativo (CSE), localizado na zona rural de Boa Vista, agentes socioeducadores que trabalham na unidade tiveram acesso a uma folha que continha anotações de pelo menos 13 nomes de agentes que estariam na lista do crime organizado para serem executados.

Na carta, intitulada “Livro da Morte”, está a seguinte orientação: “Esta é a lista a ser entregue com urgência à Central de Cobranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) devido à opressão sofrida no CSE, juntamente com o apoio de todos os irmãos que se encontram nesta unidade prisional”.

O texto deixa claro que a lista deve ser executada entre os meses de junho e julho deste ano. Conforme a mesma, sete pessoas seriam executadas em junho, e mais seis até julho. Todos são funcionários do CSE.

Os responsáveis por tramar as mortes seriam integrantes do PCC, facção que domina a Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc).

GOVERNO – Por meio de nota, a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), informou que a direção do CSE já tomou as providências cabíveis sobre o caso e acionou a Polícia Civil para que a instituição proceda com as diligências e apuração do fato.

FUGA – Na tentativa de fuga ocorrida no fim de semana passado, pelo menos cinco adolescentes quebraram os cadeados das celas e pularam o muro do CSE, porém foram contidos por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. Os internos alegam que as celas estariam superlotadas: onde deveria haver apenas dois internos, comportam entre cinco e sete adolescentes, cada.

No domingo, o Governo do Estado informou que atualmente o CSE tem absorvido toda a demanda de medidas do regime semiaberto, que são de responsabilidade dos 15 municípios de Roraima, mas que não são executadas por nenhum deles.(T.R)