Cultura

Livro de gastronomia apresenta história da culinária roraimense

A obra retrata as Melhores Receitas da Amazônia Continental, entre elas, três receitas que fazem parte da culinária roraimense

Beto Bellini é conhecido por ser engajado em projetos e estudos que desenvolvam e valorizem ingredientes e sabores de Roraima, buscando sempre firmar a identidade gastronômica do extremo norte com receitas autorais.

O trabalho do chef lhe rendeu o convite para participar da primeira edição do livro Gastronomia Panamazônica – As Melhores Receitas da Amazônia Continental, organizado por Belisário Arce, diretor executivo da Associação Pan-Amazônia.

Como um dos representantes de Roraima no livro, Beto apresenta três receitas que fazem parte do cardápio de seu mais novo projeto, a Makun.

“A “dinner house”, como gosto de chamar, é uma alusão ao mitológico herói Makunaima o espírito guardião da floresta e que habita o sagrado Monte Roraima, segundo a mitologia indígena roraimense”, explicou.

Segundo ele, as receitas apresentadas no livro trazem um pouco da história, da cultura e dos sabores de Roraima.

“Também dou destaque a alguns ingredientes ainda um tanto quanto novos para o público, tais como o Tucupi Preto e os Cogumelos Yanomami”, ressalta.

E tudo isso você poderá conferir de perto nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2018, em Manaus, no Restaurante Caxiri. Serão duas noites de alta gastronomia amazônica, num jantar assinado a quatro mãos pela chef Debora Shornik e o chef convidado, Beto Bellini.

Chef

Beto Bellini é amazonense, 43 anos. Reside há 10 anos em Roraima. Atua na área da gastronomia desde 2012. Nesse período, comandou o primeiro delivery de massas da capital Boa Vista e esteve atuando ao lado de grandes chefs como Guga Rocha e Lucas Corazza, quando da passagem destes pela cidade. Em 2015, foi co-apresentador do primeiro canal roraimense de gastronomia no Youtube, o Desgourmetiza, e um dos idealizadores e coordenadores de um dos maiores eventos gastronômicos que Boa Vista já viu, a feira Rota do SaboRR, também em 2015. Atuou ainda como consultor no segmento da gastronomia para diversos empreendimentos da cidade. Paralelamente, sempre manteve seus projetos pessoais, o restaurante “portas fechadas” Le Garage Jantar Gourmet e a confraria Clube Gourmet Roraima.

Foi o primeiro representante do Estado num reality show de culinária em nível nacional, o Cozinheiros em Ação, do canal GNT.

Projeto

Bellini desenvolveu um projeto utilizando o Sanöma, os cogumelos Yanomami como resultado de suas pesquisas e receitas desenvolvidas com os cogumelos, Beto Bellini foi convidado para apresentá-las durante um jantar oferecido pelo Instituto Socioambiental aos líderes e à comunidade Yanomami, que contou com a presença de ninguém mais, ninguém menos, que o renomado chef Alex Atala.

Em 2016 e 2017, Beto Bellini foi indicado como um dos representantes de Roraima ao prêmio nacional Dólmã e, em 2017, foi convidado a participar como jurado e palestrante do Encontro de Chefs do Maranhão e Encontro de Chefs do Amazonas.