Entretenimento

Livro fala sobre políticas públicas em comunidades indígenas

O professor doutor José Airton da Silva Lima lançou a obra ‘Políticas públicas no campo da educação indígena no Estado de Roraima’

Abordar as políticas públicas específicas das populações indígenas é o principal objetivo da obra ‘Políticas públicas no campo da educação indígena no Estado de Roraima’ do autor José Airton da Silva Lima. A obra foi lançada durante o I Seminário Bilíngue da Universidade Federal de Roraima na última segunda-feira (9).

Segundo o pesquisador, a obra trata de um tema novo, mas recorrente e que tem muito a se ampliar na Ciência Política. O trabalho aborda a relação dos povos indígenas de Roraima e sua interação com as organizações estatais e privadas no avanço das políticas públicas de educação indígena no Estado de Roraima.

“O livro precisou de três anos de produção, porém o acompanhamento do tema existe há mais tempo. Eu milito com o movimento indígena há muitos anos e venho acompanhando essa história da luta dos povos indígenas e sua relação ao estado institucionalizado. Isso fez com que eu pudesse fazer uma síntese dessa conquista que hoje são aplicadas”, diz.

O autor aborda a relação dos indígenas com o estado sob a luz da ciência política. “Se for feito um comparativo entre as reivindicações indígenas antes da constituição de 88 e após, você observa que essas demandas se transformaram em lei. Nas questões que abordam a saúde indígena, a educação e terras. Então, essas são as políticas que os indígenas conquistaram através de um processo de resistência e luta”, relata.

Para o escritor, no que se trata sobre políticas públicas, ainda há muito que ser conquistado. “Muito que foi alcançado foi devido à união dos povos indígenas, quando eles começaram a se organizar e lutar por interesses comuns. Entre as conquistas está a homologação das terras, que refletiu muito forte para Roraima e para outros estados. Hoje, os indígenas cobram as efetividades dessa política, e isso faz com que eles tenham clareza do quanto ainda pode ser feito, mas em sua realidade, ainda falta muito para garantir a tranquilidade para que os indígenas possam ter uma qualidade na saúde e na educação intercultural”, explicou.

Sobre o autor

Doutor em ciência política, Airton é doutor em educação Lato Sensu em Políticas Públicas, dentre outras. Organizador de livro Gestão em educação comunitária e livro Gestão em Educação Comunitária no município de Boa Vista. Além da obra De olho na história: Colorindo a vida e autor do livro Roraima e outro títulos publicados. Estudante de escola indígena e professor formador.

Dentre outras atividades profissionais, acompanha os movimentos sociais indígenas e não indígenas e as atividades de políticas públicas dos povos indígenas no Estado de Roraima. O livro ‘Políticas públicas no campo da educação indígena no Estado de Roraima’ está à venda na Editora da UFRR no valor de R$ 30,00.