Cultura

Livro relata história de mais de 800 pioneiros de Roraima

Obra de autoria do deputado Messias de Jesus será lançado no domingo (17)

A primeira edição do Livro “Roraima – Nosso Orgulho – Dados e informações sobre o Estado de Roraima e seus municípios” de autoria do deputado estadual Mecias de Jesus, será lançado neste domingo, 17.12, às 19 horas, no município de Caroebe. A obra reúne pesquisas bibliográficas e de campo, com dados sobre as localidades e biografia de mais de 800 pioneiros que se instalaram nas regiões que hoje formam os municípios do Estado.

 As histórias são marcadas por emoção e luta daqueles que construíram as primeiras casas, ajudaram a abertura de estradas, lecionaram nas escolas e, até mesmo, levaram outras pessoas para morar nas regiões colaborando com o povoamento. Os pioneiros foram visitados um a um e contaram pessoalmente as suas histórias no desbravamento do Estado. Além daqueles que se tornaram ícones pelas profissões que exerciam, como sapateiros, engraxates, marchantes, protéticos etc.

Mecias de Jesus destaca que o livro não foi idealizado para ter a precisão e o rigor científico, tão pouco a profundidade de uma pesquisa histórica. Mas sim, um novo passo de uma série de ações que foram desenvolvidas no ano de 2009, quando ele era presidente da Assembleia Legislativa, por meio do “Programa Assembleia Itinerante”.

“Realizamos sessões solenes com o objetivo de ouvir as reivindicações da sociedade, mostrar as ações do legislativo estadual no processo de construção de uma sociedade mais justa, próspera e desenvolvida e, principalmente, fazer um reconhecimento público da importância do pioneirismo de centenas de brasileiros, e até gente de outros países no desbravamento de cada um de nossos municípios”, disse.

Ele lembra que o trabalho foi árduo por meio de pesquisa em que foram levantados os nomes dos principais pioneiros de cada município, um a um, e concedido a estes heróis uma comenda oficial do Legislativo roraimense, chamada de Orgulho De Roraima.

“À época, ficou definido que posteriormente a Assembleia homenagearia as figuras mais contemporâneas. Mas a satisfação de conviver, ainda que por alguns minutos, com cidadãos e cidadãs com 80, 90 e até 100 anos, como é o caso do Seu Daniel Sapateiro, de Boa Vista e tantos outros do interior, foi o que de mais gratificante vivi em toda minha vida pública.”, afirma.

O lançamento oficial da obra “Roraima – Nosso Orgulho – Dados e informações sobre o Estado de Roraima e seus municípios” ocorre no dia 17 de dezembro em Caroebe, no dia 18 em São Luiz, no dia 20 em Alto Alegre, no dia 22 em Rorainópolis e no dia 27 em Iracema. O evento reúne autoridades, convidados especiais, incluindo, personagens cujas histórias constam na primeira edição.