Cotidiano

Livro reúne poesias de 34 estudantes

Lançamento ocorre nessa terça-feira (13) a partir das 19 horas no Auditório do Campus Boa Vista

A segunda edição do livro Olhares Poéticos: poeme-se! ocorre nessa terça-feira (13) no Auditório do Campus Boa Vista a partir das 19 horas. Essa nova edição contou com a produção poética de 34 alunos dos 2.ºs e dos 3.ºs anos.

De iniciativa da professora Aline Cavalcante Ferreira, o livro reúne produções literárias dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do CBV que participaram do projeto Sarau Literário em 2016, que teve o apoio financeiro do programa Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras (Inova-IFRR).

Poemas – O gênero dos poemas é livre, pois, segundo a professora Aline, um dos objetivos do projeto é proporcionar aos alunos condições para que desenvolvam a reflexão e o questionamento, contribuindo, dessa forma, para a formação do espírito crítico e, consequentemente, para a emancipação e para o crescimento pessoal.

“Esse gênero é torna importante porque proporciona aos alunos a interação com a poesia, considerada um dos gêneros responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística do ser humano, colaborando para a compreensão de si próprio e do mundo e, consequentemente, para o crescimento pessoal”, disse.

Sarau Literário – O projeto Sarau Literário foi desenvolvido de acordo com o conteúdo programático de Literatura, previsto no plano de ensino da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

“Após o estudo da escola literária, organizávamos, bimestralmente, dois saraus literários, um em sala de aula, com poemas de autores das escolas literárias estudadas, e outro no auditório do IFRR, com a participação dos alunos, dos pais, da comunidade, dos poetas roraimenses e dos professores, cujo tema era livre. Fez parte também desse projeto a realização da Oficina de Poesia com a poetisa Elimacuxi, cujo objetivo principal foi oferecer conceitos básicos sobre a construção de poemas e propiciar aos estudantes subsídios para produzirem textos poéticos e, assim, participarem da seleção de poemas para a segunda edição do livro Olhares Poéticos: poeme-se!, pontuou Aline.

Evento: Lançamento do livro Olhares Poéticos: poeme-se!
Local: Auditório do Campus Boa Vista (CBV)
Horário: 19 horas