Cultura

Livro sátira usa personagens da floresta em críticas sociais e políticas

O escritor José Vilela está lançando o Profeta da Irreverência, um livro sátira que traz à tona críticas sociais e políticas. “Pancoso é implacável com a “Máfia da Alma”, que são os sacerdotes e os políticos safados, hipócritas”, relata o autor.

O Profeta da Irreverência é o segundo livro da saga do Macaco Pancoso (um guariba-vermelho), personagem do livro O Guru da Floresta, lançado no final do ano 2013.

Na história, o macaco guariba vermelho nasceu na região Norte do país e viveu diversas injustiças, como acontece com muitos brasileiros. O livro já foi usado como leitura obrigatória no Vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

No primeiro livro, Macaco Pancoso mora na Floresta da Vovozinha. No segundo volume, ele conta sua saga na Capital da Pizza, onde ele foi fazer carreira na política, chegando a ser o deputado federal mais bem votado.

A ilustração da capa é feita pelo artista Franco Soares. “Eu tive acesso ao material produzido pelo Franco e imaginei que ele poderia ser quem desse vida ao profeta. Uma oportunidade para trabalhar com um artista roraimense e valorizar os profissionais locais”, contou.

O livro foi editado com recursos próprios. Pequena tiragem na Grafisa, em Manaus (AM). A revisão da obra foi feita pela professora Adriana Miranda do Vale.

Atualmente o autor tem três livros em circulação: O Guru da Floresta, O Profeta da Indignação e Rapadura é doce, mas não é mole.

O autor
José Vilela de Moraes nasceu no município de Guiratinga (MT). É graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Começou a faculdade na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), e terminou na Universidade do Amazonas, em Manaus. Morou em vários estados brasileiros trabalhando na redação de jornais diários, semanários, revistas e em assessorias de imprensa. Deu aula para alunos de primeiro, segundo e terceiro graus durante quase dez anos.

Onde comprar
Suas obras estão sendo vendidas na Livraria Nobel, do Roraima Garden Shopping e na Livraria da UFRR (Campus Paricarana).