Cotidiano

Lixão e atraso na coleta de resíduos causam transtornos em Rorainópolis

A Prefeitura afirma que o atraso na coleta de lixo vem ocorrendo em razão de problemas financeiros devido à redução de repasses de verbas obrigatórias.

Por JEFTER REIS

Correspondente Sul do Estado
[email protected]

Os moradores das proximidades do terreno utilizado como depósito do lixo que é recolhido em toda a cidade de Rorainópolis reclamam da situação de abandono em que a área se encontra.

Grande parte dos moradores está situada a menos de 500 metros do lixão e para eles, a falta de uma manutenção adequada para os resíduos, que são depositados no local, além da falta de uma máquina que faça a limpeza do terreno, são causadores dos maiores transtornos.

Os denunciantes afirmam que o lixo vem sendo jogado até mesmo às margens da vicinal 1, onde fica o lixão, aumentando o risco de contaminação por doenças causadas pelo resíduos descartado inadequadamente na beira da pista. Segundo eles, isso vem sendo feito por moradores de outras localidades por conta própria, alegando falta de coleta de lixo nas ruas onde moram.

“As pessoas vêm e jogam lixo em qualquer lugar, chateados, dizendo que estão fazendo o trabalho da Prefeitura e o lixo deixado por eles, com os ventos e as chuvas, vêm para frente de nossas casas, entupindo as valetas e nos causando prejuízos”, relatou um morador que preferiu não se identificar.

Moradores do centro e bairros próximos informaram ainda que a coleta de lixo que ocorria pelo menos uma vez por semana, agora seria realizada com um intervalo de 15 dias.

Funcionários de escolas municipais informaram que o lixo vem se acumulando em frente aos prédios escolares, pois a produção de resíduos é muito grande, sendo necessário que a coleta seja feita pelo menos duas vezes por semana, o que não vem ocorrendo.

“O lixo vai acumulando e, conforme aumenta, cresce também o mau cheiro, as moscas, e isso atrapalha o andamento das aulas, pois provoca muito incômodo”, disse uma funcionária, que também pediu para não ser identificada.

OUTRO LADO- A Prefeitura de Rorainópolis informou, por meio de nota que, os transtornos na coleta de lixo em Rorainópolis ocorreram por questões de manutenção mecânica na frota de veículos, gerados por redução de repasses de recursos obrigatórios. A Prefeitura reconhece que o serviço de coleta de lixo é essencial, mas garante que os turnos de trabalhos serão reforçados até a normalização das referidas coletas.

A Prefeitura garantiu também que os serviços de coletas de lixo estão sendo normalizados esta semana ainda, com atendimento prioritário nas escolas, postos de saúde e hospitais. Na sequência as equipes atenderão, considerando o calendário de coleta de lixo, todos os bairros da sede e Distritos de Rorainópolis. Sobre o lixão da cidade, nenhuma informação foi repassada.