Cultura

Loja Maçônica realiza campanha para doação de sangue

A Loja Maçônica em Roraima realiza a campanha ‘Doando vida e esperança’ nessa quarta-feira (22) no Hemocentro de Roraima a partir das 8h da manhã. Segundo o grão-mestre da maçonaria, Sérgio Santiago, o evento tem como objetivo abastecer o estoque do hemocentro para o período do carnaval. “Queremos reforçar a importância da doação de sangue e sensibilizar novos doadores, a loja já tinha a doação de sangue como uma de suas atividades que teve uma pausa e agora estamos retornando”, explicou.

O objetivo é fazer com que mais brasileiros tenham a doação de sangue como um hábito, não apenas em datas específicas ou quando conhecem alguém que necessita de transfusão.

“Precisamos expandir essa compreensão e doar sangue de forma regular, voluntária e solidária. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, mas o sangue é insubstituível. Por isso, as doações são fundamentais o ano inteiro”, disse.

Para participar, o doador de sangue precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue. Além disso, é necessário ficar sem fumar duas horas antes ou após a doação, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Loja Maçônica

Em Roraima, A Loja Maçônica ‘20 de Agosto’ é uma entidade que congrega treze lojas em todo o estado. A loja foi fundada por Orlando Marinho da Silva, que no ano de 1981 foi o primeiro grão-mestre. Até hoje, aos 91 anos de idade Orlando é um dos membros da Loja.

Atualmente, a loja maçônica possui cerca de 400 membros ativos e tem como objetivo congraçar a Família Maçônica do Estado.

No dia 20 de agosto de 1971, quinze mestres maçons das Potências do grande oriente do Brasil e das grandes lojas de Orientes distintos, reuniram-se com o objetivo de fundar uma Loja Maçônica em Boa Vista. Na ocasião, destacou-se como um dos principais idealizadores o irmão Raimundo do Castro Costa.

A Loja foi registrada junto ao Grande oriente do Brasil, tendo sua Carta Constitutiva expedida em 11 de outubro de 1971.

História

Em 17 de junho 1822 foi fundado o Grande Oriente do Brasil, tendo como líderes José Bonifácio e Joaquim Gonçalves Ledo, com nítida intenção de fortificar o movimento pela independência do país. Bonifácio, adepto da Monarquia; Ledo, adepto da independência republicana.

O Grande Oriente do Brasil foi constituído pela união de três Lojas maçônicas do Rio de Janeiro – a Comércio e Artes na Idade do Ouro e mais a União e Tranquilidade e a Esperança de Niterói, resultantes da divisão da primeira.

Serviço
Doação de Sangue
Campanha Loja Maçônica
Data: 22 de fevereiro
Hora: 08h às 12h
Local: Hemocentro Roraima