Cotidiano

Lojas Maçônicas em Roraima lançam projeto de ajuda a refugiados

A Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima (Glomerr) e o Grande Oriente Estadual de Roraima (GOE/RR) fizeram a apresentação esta semana do projeto denominado “Ajuda Humanitária Brasil/Venezuela”, com a realização de um ciclo de palestra, no auditório da Glomerr, com a participação de membros das duas potências maçônicas, convidados e autoridades da área de segurança estadual.

A finalidade do projeto, segundo informou o Grão-mestre da Glomerr, Sérgio Cordeiro Santiago, é mobilizar as lojas maçônicas instaladas nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima para que façam a arrecadação de medicamentos, gêneros alimentícios, cadeiras de roda e próteses, que serão direcionados conforme a necessidade das famílias venezuelanas que se encontram no município de Pacaraima, em Roraima, ou em Santa Elena de Uairén, na Venezuela.

“É um ato solidário que a maçonaria de Roraima está realizando em prol das famílias venezuelanas que passam por grandes dificuldades no momento, em razão da grave crise política e econômica que o país enfrenta. É uma ação conjunta que estamos acertando os detalhes de como será a logística, bem como agregando os parceiros desta campanha”, informou.

O Grão-mestre do Grande Oriente Estadual, Raimundo Nonato Rodrigues Coelho, enfatizou que todas as 16 lojas maçônicas instaladas na capital e no interior irão aderir à campanha e ajudar na distribuição destas doações às famílias e assim minimizar este problema pelo qual estão passando. “Visitamos algumas famílias nos abrigos, e constatamos que sua carência principal está relacionada à alimentação e medicamento, e em alguns casos, à mobilidade. Por isso estamos incluindo nas arrecadações cadeiras de roda e próteses. Desta forma pretendemos chegar com a campanha a todas as lojas instaladas nas cinco capitais da Região Norte, sensibilizando os nossos irmãos para que possam de alguma forma contribuir com estas doações às famílias que se encontram em extrema situação de vulnerabilidade nas praças, perambulando pelas ruas e abrigadas no relento”, relatou.

Em 2017, ação ajudou moradores de Santa Elena de Uairén

O professor e membro da Loja Maçônica 20 de Agosto, Vilmar Antônio da Silva, que está realizando a formatação do projeto, disse que no primeiro semestre de 2017 foi realizada uma campanha de arrecadação de alimentos e medicamentos, direcionados à loja Estrela de Roraima, localizada em Santa Elena, na Venezuela. Como a crise agravou, os membros sentiram a necessidade de ampliar a logística de auxílio às famílias, oportunidade em que as duas lojas maçônicas em Roraima se reuniram e decidiram propor o projeto de ajuda humanitária.

“Juntando a experiência de ações desenvolvidas de forma distinta pela Grande Loja e pelo Grande Oriente, foi pensando em unificar esta ajuda com uma amplitude bem maior, englobando outros estados da Região Norte neste projeto. Após diversas reuniões, estamos escrevendo juntos este projeto que será encaminhado a todas as lojas maçônicas de cinco estados, para a captação de alimentos, medicamentos, materiais hospitalares, próteses e materiais de higiene pessoal”, comentou. (R.G)