Cultura

Lojas realizam ações para celebrar a data em Roraima

Confira a programação comemorativa que inicia nesta sexta-feira com uma grande campanha de doação e sangue

Uma campanha de doação de sangue nesta sexta-feira, 17, intitulada “Maçom Sangue Bom” objetivando fortalecer o banco de sangue do Hemocentro de Roraima, será a atividade que vai abrir a série de atividades por conta da comemoração do Dia do Maçom , no dia 20 de agosto. A doação de sangue contará com o apoio de vários motoclubes da capital a exemplo do Roraima Motoclube, Bodes do Asfalto, Abutres, Kanaima e outros que estão confirmando a participação.

Segundo o grão-mestre da Glomerr Sérgio Santiago, para celebrar a data, foi idealizada uma programação em conjunto envolvendo todos os maçons regulares das duas potências reconhecidas em Roraima, com o objetivo de aproximar a sociedade e propagar as ações filantrópicas em benefício da sociedade roraimense. A vasta programação, será realizada em conjunto pela Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima (Glomerr) e a Grande Oriente Estadual de Roraima (GOERR).

“Temos executado diversas atividades em parceria e nossa intenção e fortalecer os laços de fraternidade e amizade entre as duas instituições maçônicas. No inicio deste ano, lançamos a campanha de ajuda humanitária aos imigrantes venezuelanos e tivemos uma adesão bastante significativa de várias lojas maçônicas de todo o país das duas potências. Neste evento em que estaremos realizando atividades durante toda a semana, decidimos ampliar o alcance das ações idealizando em conjunto estas ações”, declarou.

Na avaliação do grão-mestre do Goerr, Raimundo Nonato, a efetivação da parceria entre as duas lojas maçônicas em Roraima tem proporcionado um ganho significativo para a sociedade, uma vez que diversas campanhas de ajuda a instituições e  abrigos tem sido possível graças ao bom relacionamento entre os irmãos.

“A exemplo de todo o país, as duas potências legalmente regulares, possuem uma série de filantropias que abrangem o maior número de pessoas e instituições que necessitam deste apoio. Em Roraima também temos ampliado nosso alcance, proporcionando uma maior abrangência das atividades de ajuda e suporte a vários segmentos da sociedade civil organizada. A razão principal de nossa existência é dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos, tendo ainda a prática das virtudes e da caridade como princípios básicos, e neste sentindo temos unido forças e trabalhado pelo bem comum”, ressaltou.

HISTÓRICO – A Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima é uma entidade que congrega treze lojas em todo o Estado. A loja foi fundada por Orlando Marinho da Silva, que no ano de 1981 foi o primeiro grão-mestre. Até hoje, Orlando é um dos membros ativos e participa de todas as atividades maçônicas realizadas pela loja.

Atualmente, a loja maçônica possui cerca de 350 membros ativos e tem como objetivo congraçar a Família Maçônica em todo o Estado.

No dia 20 de agosto de 1971, quinze mestre maçons das Potências do grande oriente do Brasil e das grandes lojas de Orientes distintos se reuniram com o objetivo de fundar uma Loja Maçônica em Boa Vista. Na ocasião, destacou-se como um dos principais idealizadores o irmão Raimundo do Castro Costa.

A Loja foi registrada junto ao Grande Oriente do Brasil, tendo sua Carta Constitutiva expedida em 11 de outubro de 1971.

Em Roraima, a primeira Loja do Grande Oriente Estadual de Roraima (GOERR) foi a “A.∙.R.∙.B.∙.L.∙.S.∙. “20 DE AGOSTO” nº. 1.818, fundada a 20/08/1971, em Boa Vista-RR. Embora na Carta Constitutiva do antigo Grande Oriente da Amazônia Ocidental-GOAO, conste o dia 04 de março de 1979, como a data de sua fundação, ele só passou a existir formalmente com o Decreto n°. 2633, de 30/03/1979, do então Grão-Mestre Geral Sob.∙. Ir.∙. Osires Teixeira, deferindo a criação desse Grande Oriente Estadual, compreendendo as Lojas do Estado do Amazonas e dos então Territórios Federais de Rondônia e Roraima, com sede na cidade de Manaus.

O Grande Oriente da Amazônia Ocidental-GOAO, contava nesta época com 12 (doze) Lojas no Amazonas, 6 (seis) Lojas em Rondônia e 1 (uma) Loja em Roraima num total de 19 (dezenove) Lojas ativas. No ano de 1991, o Grande Oriente da Amazônia Ocidental-GOAO passou a denominar-se Grande Oriente do Estado do Amazonas-GOEAM.

Nesta época o que existia neste Oriente era somente uma Delegacia do Grande Oriente do Brasil–GOB, cujo Delegado nomeado foi o Pod.∙. Ir.∙. Manoel Norberto. O Grande Oriente Estadual de Roraima-GOERR, “Federado ao Grande Oriente do Brasil-GOB”, pessoa jurídica de direito privado, autorizado pelo Decreto n°. 225, de 19 de maio de 1999 e instalado em 24 de março de 2001, é uma unidade indissolúvel de Lojas Maçônicas a ele subordinadas. Sua jurisdição e soberania abrange todo o Estado de Roraima, têm sede e foro nesta cidade de Boa Vista-RR, localizado na Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto nº. 918 – Bairro do Caçari.

O Grande Oriente Estadual de Roraima-GOERR, atualmente é constituído por 17 (dezessete) Lojas.

PROGRAMAÇÃO – As atividades referentes ao dia do maçom, têm inicio nesta sexta-feira,17,  com a campanha de doação de sangue no hemocentro de Roraima das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Na segunda-feira, às 7h30, ocorre o hasteamento do pavilhão nacional na Grande Lola Maçônica de Roraima e as 19h30, no mesmo local, ocorre um culto ecumênico.

Na sexta-feira, 24, ocorrerá uma Soberana Assembleia com a presença de maçons das duas potências onde serão entregues algumas comendas a personalidades maçônicas de destaque.

No sábado, para celebrar os 37 de fundação da Glomerr, ocorrerá o Baile do Maçom, às 22h, no Espaço Cenarium, no bairro Caçari.