Cotidiano

Lotes residuais de mais de 200 contribuintes em Roraima já foram liberados

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira, dia 8, os lotes residuais do IR (Imposto de Renda) daqueles que caíram na malha fina de 2008 a 2016. No Estado de Roraima, mais de 240 contribuintes terão direito ao total de R$ 273.954,70. Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para a Receita no fone 146.

O crédito bancário para 128.322 contribuintes, no país inteiro, será realizado no dia 15 de maio, totalizando o montante de R$ 213.489.022,98 milhões. A restituição ficará no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate dentro desse prazo, deverá fazer um requerimento por meio da internet ou diretamente no E-cac (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal.

O delegado da Receita em Roraima, Omar Rubim, informou que as declarações entregues em 2017 já foram analisadas. “Elas já foram processadas e aquelas que apresentam alguma distorção já aparecem no Atendimento Virtual”, informou.

Ele ainda ressaltou que a Receita já está recebendo as retificações. “Caso o contribuinte não concorde com a indicação da Receita Federal de que há alguma irregularidade, ele já pode retificar”, disse.

MALHA FINA – A chamada malha fina é a verificação de inconsistências no que foi declarado. É um processo de “peneira” nas declarações. Caso seja encontrada alguma irregularidade, é feita uma análise mais apurada, que atrasa a restituição.

Alguns dos principais motivos para cair na malha fina são: informar despesas médicas diferentes dos recibos, lançar quantias financeiras e dados na ficha de rendimentos tributáveis diferentes daqueles relacionados nos informes de rendimento (Rendimento tributável, Imposto Retido, etc) e deixar de informar os rendimentos e outras informações dos dependentes.