Política

MP de Contas faz diligência para apurar denúncias de irregularidades

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) realizou uma diligência para checar possíveis irregularidades nas contas públicas da Prefeitura de Iracema. O Procedimento Investigatório Preliminar (PIP) foi instaurado a partir de denúncia anônima, onde constam acusações de pagamento de fornecedores sem notas de empenho, desvio de finalidade na transferência de recursos de convênios federais destinados à saúde e educação, além da realização de contratação emergencial em detrimento de processo licitatório, com a finalidade de favorecimento de empresas ligadas a vereadores daquele município.

Segundo o Ministério Público de Contas, todas as denúncias serão apuradas e tomadas as providências cabíveis. “Estamos realizando este trabalho em todos os municípios nos quais recebemos denúncias e todas serão apuradas de acordo com a lei. Os documentos recolhidos serão muito bem analisados e, imediatamente, as providências serão tomadas, caso sejam apuradas como verdadeiras as denúncias iniciais”, disse o procurador Paulo Sousa.

O prefeito de Iracema, Jairo Sousa, foi procurado pela Folha e explicou que acredita que a denúncia seja uma perseguição política da oposição. “Na política, sempre irá existir uma perseguição ou retaliação e acredito que essa denúncia seja uma delas. Então o Ministério Público de Contas de Roraima está fazendo o seu papel de investigar. Não tive acesso à denúncia por inteiro, mas estamos tranquilos e vamos aguardar a solicitação do MP para poder apresentar nossa defesa. A nossa gestão está tranquila e estamos à disposição para responder qualquer diligência”, frisou o prefeito.