Política

MPF lança Memorial Digital com trajetória da atuação em Roraima

Documentos, fotos e depoimentos retratam os 27 anos de história do órgão ministerial; material já está disponível para acesso da sociedade roraimense

Os principais fatos, atuações e personagens que marcaram a história do Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) agora estão acessíveis aos cidadãos roraimenses e demais interessados, pela internet. Diversos conteúdos estão reunidos no Centro de Memória Digital do MPF/RR, lançado pela instituição. A ferramenta, que reúne conteúdo histórico da atuação do órgão no estado, tem o objetivo de resgatar a memória institucional do MPF e destacar sua contribuição para a construção e o desenvolvimento da justiça e da democracia na sociedade roraimense.

O site pode ser acessado por meio do  Link e traz nove seções com conteúdos diversificados, como o histórico do próprio projeto do Memorial do MPF e uma linha do tempo com os principais fatos identificados ao longo de mais de 27 anos de história – alguns deles totalmente desconhecidos da própria instituição antes do trabalho de resgate realizado para a produção do acervo.

Na página, o internauta vai conhecer os fatos e personagens que marcaram a história do MPF em Roraima, com links para documentos – desde a fundação, mudanças de prédio, até a nova sede –, galeria de procuradores-chefes, espaço relembrando as atuações de destaque, linha do tempo com principais acontecimentos, galeria de imagens e entrevistas com personalidades importantes para a construção da memória e do legado institucional.

O evento de lançamento fez parte das comemorações pelos 27 anos de fundação da Procuradoria da República em Roraima, completados dia 24 de junho. 

O procurador-chefe do MPF/RR, Érico Gomes de Souza, lembrou que o Memorial Digital do MPF em Roraima pretende ser uma ferramenta viva de difusão da história da instituição no estado. “Neste Memorial reside uma visão sobre o que a Procuradoria da República em Roraima foi até aqui, a partir da qual se deseja mirar no projeto de MPF que podemos e queremos implementar, frente a uma sociedade que não para de mudar. De modo que ele será continuamente alimentado com informações e novos dados coletados; afinal, esta história institucional se faz de passado contado, de presente cambiante e de futuro vislumbrado”, destacou.

A servidora do MPF/RR Lia Kunzler, que esteve à frente da construção do Memorial Digital nos últimos seis meses, comentou os percalços e alegrias enfrentados durante o ciclo de elaboração do projeto. “A pesquisa envolveu entrevistas com personagens que viram de perto a atuação do MPF em Roraima e muita pesquisa documental, que muitas vezes esbarrava em dificuldades técnicas. É uma responsabilidade enorme contar a história de uma instituição tão relevante como o Ministério Público Federal e mostrar o grande impacto que ela teve e continua tendo na sociedade”, disse a servidora.

O Memorial Digital do MPF/RR cumpre a Resolução nº 158/2017, do Conselho Nacional do Ministério Público, que estabelece que todos os ramos do Ministério Público da União e os Ministérios Públicos dos Estados devem criar memoriais institucionais como forma de garantir a preservação da memória institucional e a salvaguarda do acervo documental.