Cotidiano

MPRR pede anulação de concurso e novas provas em Caracaraí

Na ação, o MPRR requer ainda, que as novas provas tenham conteúdo e dificuldade diferentes em relação aos testes aplicados.

Possíveis irregularidades na aplicação de provas objetivas do concurso público da Prefeitura de Caracaraí, ocorridas em agosto deste ano, motivaram o MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima), a requerer na Justiça a anulação do certame, além da realização de novas provas.

As investigações do MPRR, por intermédio da Promotoria de Justiça de Caracaraí, apontaram que as provas para os cargos de professor, assistente de aluno e merendeira foram aplicadas em horários distintos, porém com várias questões iguais.

Conforme apurado pelo promotor de Justiça substituto de Caracaraí, Kleber Valadares Coelho Júnior, 10 questões aplicadas no período matutino foram reproduzidas à tarde. “Constatamos que muitos candidatos inscreveram-se e foram aprovados, simultaneamente, para professor e assistente de aluno, merendeira e assistente de aluno, devido as provas ocorrerem em turnos diferentes, mas com questões repetidas”, explicou.

Conforme a ação com pedido de liminar, o edital autorizava o candidato inscrever-se a mais de um cargo, desde que a realização do certame fosse em turnos diferentes, sendo que as provas de merendeira e professor foram aplicadas no turno da manhã, enquanto a avaliação para assistente de aluno ocorreu no período da tarde.

Para o promotor, os candidatos que realizaram o certame nos períodos da manhã e tarde obtiveram situação mais vantajosa em relação àqueles que somente fizeram o teste no turno da tarde, uma vez que já tinham conhecimento do teor de várias questões.

“Ao realizar provas em dois turnos, com questões idênticas, para cargos diferentes, a banca favoreceu todos aqueles inscritos para o turno matutino e vespertino. Portanto, tornou-se maculado o certame, havendo flagrante prejuízo aos demais candidatos”, conclui o promotor.

Na ação, protocolada na Vara Única de Caracaraí, o MPRR requer ainda, que as novas provas tenham conteúdo e dificuldade diferentes em relação aos testes aplicados.

Fonte: Ascom/MPRR