Política

Macuxi Silvestre Leocádio deve assumir Secretaria do Índio

Entidade representava a voz de pelo menos 12 mil indígenas em todo o Estado

O governador em exercício Paulo Quartiero (DEM) deu hoje a primeira coletiva a imprensa falando sobre a semana em que ficará comandando os rumos do Estado.

Na coletiva, ele afirmou que demitiu o secretário estadual do índio Dilson Ingarikó e o adjunto Hugo Cabral pelo que ele considera ‘traição’ ao estado.”Ele traiu o governo apoiando uma demarcação que prejudica o Estado e isso não tem como tolerar”.

No lugar de Ingarikó será nomeado o índio macuxi Silvestre Leocádio, 66, que foi presidente da Sodiur (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima).

A entidade representava a voz de pelo menos 12 mil indígenas em todo o Estado de Roraima.

O governador disse que tem uma lista de questões que serão resolvidas durante a semana, mas não quis adiantar no que vai focar e nem se haverão novas demissões no governo.

“Não vou criar nenhum problema ao governo. Vim para colaborar com a governadora,a convite dela para assumir essa semana e não tem como mudar o mundo nesse período. Todos os meus atos são para ajudar o Estado de Roraima”.

A reportagem da Folha procurou Dilson Ingarikó que soube da exoneração no café da manhã e foi pego de surpresa pela notícia. “No momento, não tenho como me posicionar. Vou esperar publicação no diário oficial do estado, esperar lista exoneração para ver o que pode ser feito”.