Cotidiano

Madeireiros denunciam falta de atendimento na Femarh

Serviços do órgão ficaram parados sem aviso prévio enquanto servidores participavam de reuniões internas

Quem procurou a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), na manhã de ontem, 23, para abrir processos de licenciamentos ambientais, solicitar autorização para desmatamento foi em busca de outros serviços ou não conseguiu atendimento.

A reportagem recebeu denúncia de que todos os setores e divisões do órgão ficaram fechados e os serviços foram suspensos sem aviso prévio enquanto os servidores participavam de reuniões internas. A situação prejudicou quem precisava buscar informações referentes à documentação necessária para dar entrada em pedidos de licenciamento ambiental.

Um madeireiro, que preferiu não ser identificado por medo de represália, contou que buscou atendimento por dois dias seguidos e não conseguiu. “Na quinta-feira, dia 22, até umas 9h ainda tinha gente nas divisões, depois estavam parados. Ontem, 23, fui tentar ver se conseguia ser atendido, mas não consegui. Sempre falam que estão em reunião interna”, disse.

Ele informou que tentou solicitar uma autorização para desmatamento, além de cobrar da Femarh posicionamento sobre estudos apresentados em relação ao rendimento volumétrico das madeiras. “Eu emprego 120 pessoas diretamente e preciso que eles resolvam meu problema, questão pela qual a fiscalização do Ibama está em cima. Serei multado pelo fato de a Femarh não tomar providência quanto a isso”, reclamou.

O empresário afirmou que sua madeireira ficará em situação irregular devido à má prestação dos serviços pela Femarh. “Estamos inaptos porque quem licencia é a Femarh, mas não faz e ficamos a mercê. São servidores públicos e em razão de interesses particulares param todo o atendimento ao público. Não faz sentido”, destacou.

OUTRO LADO – Questionado sobre o motivo de os serviços estarem sendo suspensos em horário de expediente, por conta de reuniões internas, a Femarh informou, por meio de nota, que, como está tendo o Fórum Mundial da Água em Brasília, alguns servidores retornam neste sábado, 24, e outros estão em atividades no interior.

Já em relação às reuniões, o órgão afirmou que na manhã de ontem, a presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) Luiza Maura de Faria, realizou uma reunião com os servidores da instituição para apresentar um balanço dos seus três meses de gestão à frente da fundação. “A reunião durou cerca de meia hora, logo o atendimento funcionou normalmente até as 13h30 desta sexta feira”, frisou. (L.G.C)