Política

Maduro manda recolher cédulas de 100 bolívares

Medida é anunciada cinco dias depois de prevista a ampliação de seis novas cédulas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou ontem que se recolha as cédulas de 100 bolívares, atualmente a de maior denominação, para enfrentar supostas máfias colombianas que armazenam o papel-moeda para desestabilizar a economia do país.

Maduro afirmou, em seu programa na emissora de TV estatal, que há bancos nacionais envolvidos e que “a operadora” que dirigiu o plano contra o papel-moeda da Venezuela é uma ONG “contratada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos”.

“Decidi tirar de circulação as cédulas de 100 bolívares (um dólar equivale na Venezuela a 670 bolívares) nas próximas 72 horas e dar um prazo prudente para que os que possuam cédulas de 100 bolívares o declarem perante os bancos públicos e perante o Banco Central (BCV)”, disse Maduro. 

A medida é anunciada cinco dias depois que o Banco Central anunciou a ampliação do cone monetário com seis novas cédulas, de 20.000, 10.000, 5.000, 2.000, 1.000 e 500 bolívares, e três moedas mais, de 100, 50 e 10 bolívares, em um plano de adaptação à forte inflação que assola o país.

Com informações do UOL