Cotidiano

Maduro tem discurso interrompido após ser alvo de atentado

Classificada como “ataque frustrado”, a ação ocorreu no sábado, 4, durante a celebração de 81 anos da Guarda Nacional Bolivariana, em Caracas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, precisou ser evacuado emergencialmente após uma ameaça de ataque neste sábado, 4, em Caracas, durante a celebração de 81 anos da Guarda Nacional Bolivariana. Na ocasião, ele estava acompanhado da mulher, a primeira-dama Cilia Flores, e de membros do alto comando militar do país.

Em comunicado oficial, o vice-presidente setorial de Comunicação, Cultura e Turismo da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que o episódio está sendo tratado como um ataque frustrado contra o presidente e seu gabinete, referindo-se ao abatimento de drones que supostamente carregavam explosivos.

“Exatamente às 5 e 41 minutos da tarde foram ouvidas detonações que as investigações já estabelecem claramente que correspondem a dispositivos voadores do tipo drone, vários aparelhos voadores, que continham uma carga explosiva detonada perto do palco presidencial e em algumas áreas do desfile”, disse.

Segundo o site espanhol El País, pelo menos sete membros do gabinete ficaram feridos, enquanto Maduro e seus aliados saíram ilesos do local do ataque. O ato estava sendo transmitido ao vivo em todas as estações locais de televisão e rádio, mas no momento do acidente a transmissão foi interrompida abruptamente.

O El País afirmou ainda que funcionários das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas confiscaram o equipamento de gravação e os vídeos da estação privada de televisão digital VivoPlay, que fez a cobertura do evento.

INFORMAÇÕES: El País.