Cotidiano

Mães denunciam atraso na entrega de kits e berços para recém-nascidos

Mães participantes do programa “Família Que Acolhe”, da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), procuraram a Folha para denunciar o atraso na entrega de kits para recém-nascidos. Conforme a denúncia, kits e berços não estão sendo entregues regularmente desde o ano passado.

Uma das mães, que preferiu não se identificar, informou que passou por todo o procedimento solicitado pelo Município para aderir ao programa e que desde os nove meses de gestação questiona a Prefeitura sobre a entrega dos produtos. Agora, com mais de dois meses após o nascimento do seu bebê, a mãe afirma que continua obtendo a mesma resposta.

“A desculpa é sempre diferente: que está em licitação, pois havia iniciado uma nova gestão, que as grávidas questionassem no centro de atendimento do bairro onde mora e, por fim, que o problema estava na empresa que atrasou as entregas”, informou. “O fato é que os bebês nascem e nada dos kits e berços chegarem, nenhuma providência foi tomada”.

“São feitas várias exigências para que as mães possam ganhar o kit, no entanto, a Prefeitura não está cumprindo com sua parte. Se não vão cumprir com o combinado, por que ficam enganando as pessoas com promessas falsas?”, questionou. “Não dão uma previsão. Eu tenho amiga que recebeu o material para o filho quando ele estava com um mês, eu ainda não recebi nada”.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que o atraso na entrega dos kits para as beneficiárias do programa Família que Acolhe se deu por conta da empresa responsável, que não cumpriu o prazo de entrega. No entanto, negou o atraso desde novembro do ano passado e ressaltou que a última entrega do enxoval foi feita em fevereiro e março deste ano. “A previsão é que ainda neste semestre o material possa ser distribuído para as famílias”, complementou.

Com relação aos berços, a Prefeitura esclareceu que os cadastros feitos a partir do dia 1º de janeiro de 2017 não incluem o berço. No ato da inscrição, as beneficiárias são informadas sobre os itens do kit. “Lembrando que o maior benefício do programa Família que Acolhe não é relacionado aos enxovais, e sim ressaltar a importância da primeira infância”, destacou.

A Prefeitura frisou que as famílias inscritas no programa podem ficar tranquilas que irão receber os kits. “Qualquer dúvida podem procurar a sede do Família que Acolhe, na Avenida Solon Rodrigues Pessoa, n° 615, no bairro Pintolândia, ou ligar na coordenação do programa no 3628-9110”. (P.C.)