Cotidiano

Mafir volta abater suínos

Medida foi expedida pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado

Sem abater suínos por oito anos, o Mafir (Matadouro Frigorífico Industrial de Roraima) conseguiu o SIE (Selo de Inspeção Estadual) para realizar o serviço em Roraima.

De acordo com o presidente-interino da Codesaima, Deyvison Corre, o Matadouro precisou passar por algumas adequações técnicas para conseguir realizar o serviço de abate de suíno. “Os veterinários da Aderr, acompanhados por diretores da Codesaima, avaliaram a estrutura física do Mafir, que passou por adequações para o abate de suínos”, lembrou.

Ele disse ainda que o retorno do abate de suínos vai contribuir, principalmente, para a geração de emprego e renda para pequenos, médios e grandes produtores. 

Até esta semana, o Mafir estava realizado apenas o abate de bovinos, para atender a grande demanda do mercado consumidor do Estado. Em um segundo momento terá início o abate de ovinos e caprinos.

“O Matadouro será o único frigorífico habilitado ao abate destes animais no Estado, proporcionando aos criadores de suínos, condições legais para abastecer 100% do mercado local”, assegurou o presidente interino.

O diretor de Inspeção Animal da Aderr, Vicente Barreto, disse que os abates dos suínos seguirão normas sanitárias da legislação e as carcaças receberão o SIE, emitido pela Aderr.

“Com a inspeção mais eficiente quem ganha é a população que estará consumindo uma carne suína mais sadia, evitando a transmissão de algumas doenças”, explicou.

Ele ressaltou também a importância dos cuidados que o matadouro terá com o animal na hora do abate. “Outra questão que nos causa preocupação é quanto a maneira que os animais são abatidos. Com a estrutura adequada, evita-se o sofrimento do animal ao ser abatido”, frisou.

CAPACIDADE DE ABATE – Atualmente, o matadouro tem capacidade de abate de 250 suínos por dia e estima trabalhar em capacidade máxima já no segundo semestre.

“O principal objetivo da Codesaima é oferecer à população roraimense, proteína animal de qualidade, certificada, garantindo à sociedade produtos de excelência”, disse Denylson.

REUNIÃO COMERCIAL – No inicio do mês, a equipe da Codesaima se reuniu com representantes da Aderr e criadores de suínos do Estado, para tratar da apresentação dos procedimentos para o abate de suínos. “Foi realizada uma palestra com orientações quanto ao cadastro das propriedades rurais para emissão das GTAs [Guias de Transporte Animal] junto a Aderr”, informou.

PROCEDIMENTOS – Para realizar o abate de suínos no Mafir, os produtores precisam se dirigir a um dos escritórios da Aderr, que está presente nos 15 municípios do Estado. “Os criadores têm que emitir o GTA na agência [Aderr]. Depois disso, eles podem levar os os animais para o matadouro, que realiza uma inspeção final antes de dar início ao abate”, explicou Vicente.

#secom-rr

Publicidade