Cotidiano

Maior casamento de Roraima é celebrado no Parque Anauá

Cerimônia reuniu 300 casais na tarde de ontem, 28, no Forródromo do Parque Anauá

A Caravana do Amor, maior cerimônia de casamento coletivo já realizado no Estado de Roraima, reuniu 300 casais na tarde de ontem, 28, no Parque Anauá. O projeto – realizado pelo Governo do Estado em parceria com Tribunal de Justiça, Cartórios de Registro Civil, Defensoria Pública e Ministério Público de Roraima – proporcionou um momento inesquecível para os casais, com a oficialização de suas uniões.

O público de mais de duas mil pessoas, entre noivos, parentes e autoridades presenciou uma cerimônia ecumênica, com bênção das igrejas Católica e evangélica aos recém-casados, além de música ao vivo, tapete vermelho, fotos e entrega de mini-bolos.

Os aposentados Francisca Lopes, de 71 anos, e José de Castro Melo, de 62 anos, se destacaram por ser o casal mais idoso da cerimônia. Emocionada, Francisca relata que os dois já estão juntos há 30 anos e assim que souberam das inscrições da Caravana do Amor, em março, aproveitaram a oportunidade para oficializar o sentimento, que afirmam ser duradouro e sempre recíproco. “O Zé é o grande companheiro da minha vida.

Meus quatro filhos são enteados dele, mas ele sempre foi o melhor pai e avô que a minha família pôde ter. É uma emoção muito grande celebrar esse momento ao lado de quem a gente ama”, disse.

A artesã Fabíola Costa, de 22 anos, e a vendedora Jéssica Pereira, de 23 anos, formam um casal homoafetivo. As duas, que estão juntas há seis anos, contam que procuraram as melhores roupase acertaram todos os detalhes para fazer do evento um momento único em suas vidas. “É tudo o que a gente sempre sonhou. A gente já se amava independente de estarmos casadas. Mas realmente esse é o momento em que nós coroamos o nosso amor”, frisou Fabíola.

Jéssica afirma que é apaixonada por Fabíola e que nada a impediu de levar adiante seu amor pela companheira. Ela deixa um recado a todos: “Não se envergonhem de nada se você estiver amando e quiser expressar isso. O amor vale a pena e supera qualquer coisa”, complementou.

Durante a cerimônia, a governadora Suely Campos afirmou que a primeira edição da Caravana do Amor registrou o recorde de maior união e felicidade reunidas num lugar só no Estado. “Quero dizer que o casamento é uma das manifestações mais lindas de amor entre os seres humanos. E espero que essas lindas histórias que passam por aqui hoje possam fortalecer suas famílias, e este ato traga um lastro de amor que contagie ainda mais pessoas. Desejo felicidade a todos”, declarou. Ao final do evento, vários casais e famílias aproveitaram o espaço ao ar livre do Parque Anauá para comemorar o momento após a cerimônia.

CARAVANA DO AMOR – É uma parceria entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Cartórios de Registro Civil, Defensoria Pública e Ministério Público de Roraima, que proporcionou oficializar a união de casais que já vivem maritalmente, sem qualquer tipo de custo.

A Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) foi responsável por receber as inscrições dos casais interessados e, na sequência, a documentação foi enviada à Defensoria Pública para realização dos trâmites legais do matrimônio.

Os Cartórios do 1º e 2º Ofícios participaram do projeto com apoio de pessoal para realizar a lavratura, prestando assessoramento sobre os atos de matrimônio, além da prévia quanto a procedimentos de habilitação de casamento.