Política

Maioria da bancada de RR ainda não definiu como vai votar na Câmara

Parlamentares roraimenses afirmam que o momento é de análise da denúncia e deliberação junto aos partidos

Mesmo com a aproximação do dia da votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), a maioria dos membros da bancada parlamentar de Roraima ainda não definiu um posicionamento sobre a sua intenção de voto. 

Até agora, somente a deputada Shéridan Oliveira (PSDB), que esteve ausente durante a votação da primeira denúncia contra o presidente, declarou que votaria a favor da denúncia. O coordenador da bancada de Roraima, deputado Abel Mesquita (DEM), disse que ainda não havia analisado detalhadamente a denúncia e somente após essa verificação poderia se pronunciar.

O deputado Remídio Monai (PR) informou que a sua intenção de voto ainda não foi definida por conta da necessidade de uma deliberação prévia do seu partido. “Estamos em discussão no momento e creio que até a próxima segunda-feira nós vamos ter algum posicionamento definido”, frisou.

Segundo a Assessoria do deputado federal Hiran Gonçalves (PP), o assunto ainda não foi devidamente deliberado por conta de compromissos de agenda. Por sua vez, a Assessoria do deputado Édio Lopes (PR) também informou que o parlamentar estava sem tempo nos últimos dias e que informará assim que o deputado tiver algum posicionamento firmado. A Assessoria da deputada Maria Helena (PMDB) não retornou o contato.

Único dos parlamentares a votar pelo arquivamento da primeira denúncia contra o presidente, o deputado Carlos Andrade (PHS) informou que sua resposta também deverá ser definida nas próximas semanas. Durante a semana, em entrevista à Folha, o deputado Jhonatan de Jesus (PRB) também não especificou seu posicionamento.

DENÚNCIA – O presidente Michel Temer foi denunciado pela segunda vez em agosto deste ano pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo suposto crime de obstrução de Justiça e organização criminosa. Entregue na Câmara Federal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira, 21, a leitura da denúncia foi adiada duas vezes até ser lida em plenário nesta terça-feira, 26.

O presidente foi notificado na tarde de ontem, 27, e em seguida o processo será encaminhado para avaliação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que será responsável pela elaboração de um relatório, previsto para ser analisado em plenário pela Câmara.

Em agosto deste ano, houve a votação da primeira denúncia contra Temer, que tratava sobre suposto crime de corrupção passiva. O pedido de investigação foi rejeitado pela Câmara. (P.C.)